quarta-feira, fevereiro 29, 2012

A Voz da Catedral

As qualidades em campo do "Lince da Vila Gualdina", Beto "Bidão Jr." Sousa, são por todo o universo nodoanegrino reconhecidas, nomeadamente, no que se refere à temporização dos posicionamentos, à abertura de linhas de jogo, e aos ataques sorrateiros e venenosos. Porém, a sua voz de comando tem-se feito ouvir com menos sonoridade nos claustros da Catedral, devido a uma grave rouqidão. Apesar do "Lince" se furtar a respostas mais esclarecedoras sobre o assunto, sabe-se de fonte segura, que Beto foi apanhado, não na noite, mas na Ribeira, em fila indiana para o 1.º casting do concurso televisivo "Ídolos", que decorreu num dos últimos sábados na Alfândega do Porto. Fonte familiar, que não se quis identificar, afirmou que terá interpretado "Flume" dos Bon Iver, e "Problema de Expressão" dos Clã.

Apanhado de surpresa, mas não surpreendido, foi Hugo "O Ciclista" Babo, que não acreditava ver um dia Beto a concorrer a um programa do género, mas nunca por falta de talento do colega de equipa. Aproveitou inclusive para deixar um forte abraço de apoio à campanha de Beto "O Lince" Sousa na próxima edição de "Ídolos".

Será Beto Sousa, um dia, a VOZ DA CATEDRAL?

sábado, fevereiro 25, 2012

Hooliganismo não paga dívidas

Não obstante o afastamento à última da hora de Hugo “El Mago” Marecos a Catedral pôde contar com a presença de um astro em iminente ascensão: Nandinho “O Exterminador”. Acompanhado pelo seu incansável personal trainer que não poupa Nandinho de críticas, conselhos, palpites e incentivos, coloca o pupilo numa posição por demais favorável a uma candidatura a prémio revelação de 2012, a par de Castro, Leitão, Chibinhas e de Bruno “O Abragonês”. Mais do que a constante dor de cabeça que Nandinho era para a defesa adversária, conseguiu carimbar uma excelente exibição num golo fulminante em remate cruzado. Quem atingiu picos nunca antes vistos de produtividade foi o nosso “Poltergeist Ciroco num magnífico passe em desmarcação de letra. Ciroco já tinha espantado meia catedral na futebolada da semana anterior com um acrobático corte em pontapé de bicicleta, mas ao que tudo indica é mesmo a presença ingénua, pura, e competitiva de Nandinho que estimula a performance do mais paranormal dos nodoanegrinos. Mas também Leitão assinou uma performance segura, superada que foi a habitual palha no ninho a que nos vinha habituando, com mais um golo no sapatinho, a somar aos 4 com que tinha fulminado as redes da Catedral na semana passada. Porém , os verdadeiros strikers da futebolada de 25 de Fevereiro de 2012 foram Hugo “Chibinhas” Castro com um belíssimo remate colocada que levou Santa Luzia ao rubro, um incansável “Esmaga-Tropas” que não perdoava ao esférico a sua fome de golos de fora da rua, tendo sido bem sucedido por uma vez num tiro de fora de área, e Miguel “O Mustang” Peúgas, que fruto de uma belíssima jogada de ataque arquitectada ao som da sua batuta de mágico pôs a sua equipa à frente do marcador. De resto, o êxtase de Peúgas que foi tal que a Catedral veio abaixo. LITERALMENTE ABAIXO! Peúgas ao saltar para o gradeamento da Catedral, durante o festejo do golo, cara a cara com os adeptos, levou a que o gradeamento caísse, o que inadvertidamente caísse também. Uma nota menos positiva para o facto de os nodoanegrinos serem cada vez mais dados a querer levar a bola para casa, não pelo pé, mas pela mão. O espectáculo saiu manchado, e o ritmo de jogo foi sucessivamente quebrado por essa nefasta subversão dos imaculados princípios do futebol que consagram a bola no pé. Porém, ficam dadas as indicações à direcção para a eventual criação de uma modalidade de râguebi nodoanegrina.
Convocados:
Pedro “O Tractor” Ribeiro
Miguel “O Esmaga-Tropas” Oliveira
Miguel "O Mustang" Garcez
Adriano “Iceman” Francês
Beto “O Lince” Sousa
Hugo “Chibinhas” Castro
Gil “Poltergeist” Ciroco
Ricardo “Striker” Leitão
João “All Star” Castro
Nandinho “O Exterminador”
João “Choura” Suricata
+ 2 extra-comunitários
Man Of The Match: Miguel "O Mustang" Garcez
Frase do Jogo: "Eu faço cruzamentos que são pénaltis"

sábado, fevereiro 11, 2012

Ainda não é Carnaval, mas ninguém leva a mal

Para ser nodoanegrino basta a força da vontade. Para se jogar como nodoanegrino já é preciso saber ceder ao berro do despertador,, ter sorte com as boleias e arranjar sapatilhas em condições. Desta premissa arrancou o mote para a futebolada de 11 de Fevereiro de 2012. Se desta vez "O Totil" Garcez não teve a desculpa de uma performance mediana por culpa das sapatilhas emprestadas do seu irmão, enquanto as suas tiravam dias de folga à beira-Tejo, Hugo "Chibinhas" Castro, ex-aequo Man of The Match da anterior futebolada, não levou a melhor face à sua busca por equipamento. Num jogo marcado por muitas ausências, relacionadas com palha no ninho e afazeres laborais, a bola acabou mesmo por rolar na Catedral, graças à presença dos "Miúdos-Maravilha-das-Manhãs-de-Sábado" a quem os Nódoas Negras começam a dever seriamente um reconhecimento por não voltarem pra casa de pés a abanar. Um deles, desconhecido de todos, que qual eremita jogava basquete, sozinho, acabou por fazer uma partida do outro mundo entre postes, que por todos os presentes foi louvada. Bruno "O Abragonês" Ribeiro foi igualmente apresentado como reforço de Inverno á massa nodoanegrina havendo cumprido na perfeição o papel de transição defesa-ataque que lhe fora pedido: mais um candidato a melhor revelação de 2012. Ao invés, o outro candidato a merlhor revelação, João "O Juggernauta" Castro, teve um inicío de partida marcado por um atraso e por um pequeno almoço em campo; o desenrolar da partida acabaria por o pôr em sintonia com os restantes colegas.
Numa primeira partida marcada por um equilibrio de forças, culminada num aguerrido 10-9, ao qual não terá sido alheio um excelente momento de forma do "Poltergeist", alguma desinpiração de Beto na fase inicial, mas também o desacerto do "Iceman" que não havia forma de se entender com essa terrível maleita do futebol de 5 actual, que são as redondas bolas de futsal. Adepto do futebol espectáculo como é, o Fracncês não poupou critícias à escolha da bola, que só serenaram quando finalmente se concentrou em tornar produtiva a sua presença em campo. Como o próprio admitiu, no final da manhã, foi o jogador mais rematador da futebolada.
Mas também houve direito a bons lances de futebol jogado, nessa partida e nas restantes ao bota-fora que se seguiram, como um cabeceamento de QT ao poste, um exímio balão de João "Pequeno" Puto-Maravilha, defesas impossíveis daquele que já conhecido nos meandros nodoanegrinos "O Puto-Redes-Da-Bola-de-Básquete", a acrescer a uma surpreendente recuperação de bola de Ciroco, quando Simão "O Marca Negra" Garcez ponderava ou o remate ou o cruzamento, Ciroco, com a sua calma, retirou a bola, literalmente, dos pés do "Totil", lançando o contra-ataque.


Jogadores Convocados:

Pedro "O Tractor" QT
Beto "O Lince" Sousa"
João "O Juggernauta" Castro
Simão "O Totil" Garcez
Miguel "O Mustang" Garcez
Adriano "Luís Freitas-Lobo da Catedral"
Gil "Poltergeist" Ciroco
Bruno "O Abragonês" Ribeiro

Man Of The Match: O Puto-Redes-Da-Bola-De-Básquete

sexta-feira, fevereiro 10, 2012

O Tiqui-taca do Vale do Sousa

09 de Fevereiro de 2012 tinha tudo para ser mais um dia de semana normal , porém ,e depois de ultrapassadas imensas baixas de peso , o encontro nodoanegrino na catedral foi inesperavelmente exequível. Estava dado o mote para a festa do futebol !
Numa convocatória feita literalmente “em cima do joelho” os 10 magnificos presentes na catedral não desiludiram nem deixaram de proporcionar bons momentos de futebol. Foi no entanto, quando ainda só nove nodanegrinos tinham picado o ponto, que o espectáculo se iniciou personificado por Paulo "Chuck Norris" Massaneta, isto porque o jogador atrás referido se ofereceu para ser o “joker” atenuando as desigualdades por demais evidentes. Assistiu-se a momentos hilariantes e de boa disposição visto que este escolhia a baliza a atacar sem que desse explicações a quem quer que seja , até porque quem era o joker era ele , e só a ele cabia esta dificil decisão. Mais tarde, e resgatado aos “arrifanas”, Pires Hilton de seu nome comparece na Catedral , dando-se entao inicio ao clássico 5x5.
O jogo tinha tudo para ser “hino” ao espectáculo do futebol na medida em que na mesma equipa alinhavam Nuno "Pontapé-Bidão" Sousa e Hugo "Ciclista Pesetero" Babo acompanhados por Beto "Bidão Jr." Sousa , Paulo "Massaneta” e “Pedro” , sim esse mesmo , o famoso guitarrista de Step Back !
No entanto este “passo atrás” foi um apanágio desta equipa , muito por culpa da equipa contrária constituida por “Draze” ,”Peugas” , “Joao Castro” , “Pires” e “Chibinhas”. Esta espalhou classe e bom futebol durante toda partida, ofuscando de forma surpreendente o caudal ofensivo da equipa contraria. Destaque para o golaço de Draze, num foguete de meio campo que levou Massaneta levar as mãos a cabeça incrédulo com o sucedido.
O placard marcava 0-3, até que aparece um golo também ele digno de registo protagonizado por Beto num remate de omoplata que deixou o guardião Castro sem reacção fazendo desta forma o 1-3! A revelação de 2011 também é notícia, mas agora pelas piores razões, tendo falhado um golo com a baliza á mercê, golo este que até Klebér marcava, levando o seu compatriota Nuno Sousa a um ataque efusivo de nervos, bem ao jeito deste jogador. Realce ainda para o melhor golo da tarde, do autor merecedor do kebab de homem do jogo, resultado duma arrancada leo messiana de Babo ultrapassando a equipa (TODA) contrária e empurrando a bola para o fundo das redes levando a catedral ao rubro, deixando a ideia de querer afastar o fantasma do “palha no ninho”. Deixo ainda uma palavra de apreco pela exibicição fastástica de Peúgas, que foi intransponível entre os postes , deixando uma séria ameaça a Rui "O Pianista”. O jogo estava controladíssimo pela equipa de Draze, mas ainda assim , o incansavél Paulo "Massaneta” não parava de incentivar a equipa para o ataque representando a voz do comando , face a ausência de QT , o nosso eterno Capitão.
O jogo terminou com as contas afixadas em 9-6, deixando a impressão que nem mesmo o Barcelona tinha equipa para se bater com estes vencedores!

Jogadores presentes na convocatória:
Nuno "O Comboio" Sousa
Beto "O Lince" Sousa
Paulo "Chuck Norris" Massaneta
Hugo "Alberto Contador" Babo
Pedro "Mudvayne" Camoesas
Miguel "O Esmaga-Tropas" Oliveira
Miguel "O Mustang" Peúgas
Hugo "Chibinhas" Castro
Luís "Arrifana" Pires
João "Terminator" Castro

Men Of The Match: Hugo "Ciclista Pesetero" Babo", Hugo "Chibinhas" Castro, Miguel "O Mustang" Peúgas;

(Crónica escrita pelo nosso correspondente especial no terreno, Beto Sousa)

segunda-feira, fevereiro 06, 2012

Os bons rivais à casa tornam / O Exorcismo

2012, dizem as Escrituras será o ano do fim do mundo. O que vale ao Nódoas Negras, que sendo mais do que uma mera instituição futebolística, é um mundo à parte.
Dia 4 de Fevereiro de 2012: reviravolta nas agendas nodoanegrinas que, ao contrário do que vem sendo habitual, levou a que futebolada fosse marcada para de tarde. Mas nem assim foi possível fintar os termómetros que indicavam temperaturas pouco recomendáveis.
A futebolada começava com bons prenúncios: regresso de Shentog à competição (já a pensar no melhor comeback de 2012, a necessitar de mais exibições de alto nível que confirmem o estatuto de candidato), também o regresso de Telmo "El Capitán" Pinto (emprestado na recta final de 2011),estreia absoluta de Hugo "Chibinhas", mais uma presença de Castro (cada vez mais sério candidato a revelação de 2012), e mais incrível, a recuperação de Lipinho "Suricata", milagrosamente recuperado da grave lesão que sofrera na semana passada, aos paranormais pés de "Poltergeist" Ciroco. O espanto na catedral não tinha tamanho: teria Lipinho ido á bruxa? Ao endireita? Às urgências do Padre Américo? Exorcixara-se ele mesmo? Tão sobrenatural e inesperada fora a sua lesão como foi a sua cura. Ao que este blog pôde apurar, a milagrosa recuperação não terá sido alheia ao súbito reaparecimento do Dr. Gama, imediatamente promovido a Chefe do Departamento Médico nodoanegrino.
As surpresas não ficaram por aqui, embora a que se seguiu tenha sido menos boa. Derrotados no jogo de aquecimento, por uns incompreensíveis 3-0 contra uma fantástica cantera de iniciados do Penafiel (se não eram esses, eram muito parecidos com essas vedetas) arrumaram os 5 nodoanegrinos presentes da Catedral. Apenas a necessidade de pôr todo o plantel em campo levou a futebolada a transferir-se para outro reduto. Quanto à vingança, serve-se num prato frio, e o inverno ainda agora começou. A Catedral é nossa!
O Êxodo nodoanegrino teve como destino um campo que já outrora acolhera os rebeldes nodoanegrinos contra a ocupação fixó-ciroquista do Ringue Arena. Nem mais: o malogrado, esquecido e assombrado FIXE STYLE STADIUM. Longe dos seus tempos aúreos, atolado em movediça poeira assassina, o Fixe Style voltou a ser palco de futebol incansável e guerreiro do mais alto cunho nodoanegrino, dos 12 presentes.
Quanto à futebolada em si, a magia do costume. A rivalidade técnica entre Marecos e Draze já provoca faíscas, levantando o lodo ressequido do Fixe Style Stadium, Ciroco revelou-se uma muralha defensiva à toda a prova, com direito a passe de letra e a uma involuntária chapada na tromba de "El Mago" Marecos, e Lipinho foi um incansável distribuidor de ataque, feitas que foram os pazes com o seu carrasco do oculto.

Jogadores Convocados:

Pedro "Shentog" Gama
Pedro "Dr. Kebab" QT
Beto "Bidão Jr." Sousa
João "Primo do Bidão" Castro
Hugo "Chibinhas" Castro
Gil "Poltergeist" Ciroco
Telmo "El Capitán" Pinto
Miguel "Mustang" Garcez
Lipinho "Lázaro" Suricata
Adriano "Iceman" Francês
Miguel "O Esmaga-Tropas" Oliveira-Draze
Hugo "El Mago" Neves-Marecos

Man Of The Match: Hugo "El Mago" Neves-Marecos