sexta-feira, março 16, 2012

Best Of de 2011

No ano de 2011 marcou um ponto de viragem na história desta nobre instituição. O Nódoas Negras voltou a entrar no léxico dos comuns mortais e dos míticos jogadores; a Catedral voltou a pertencer a quem de direito. Embora escasso em registos fotográficos, eis alguns momentos para a posterioridade do ano em que tudo recomeçou:


























segunda-feira, março 12, 2012

Depois da tempestade vem a bonança

Uma forma possível de definir o espírito nodoanegrino é a alternância entre a epopeia em que se transforma a sua temeridade face à catástrofe (como a tempestade da futebolada de dia 03/03/2012 ou de todas as outras vezes em que apenas existem 9 jogadores)e o rigor técnico e avassalador que se verifica quando os deuses da Catedral voltam a conspirar a nosso favor com belíssimas manhãs de sol. Assim aconteceu no passado sábado, 10 de Março de 2012. A futebolada anterior, reforçada pelo espírito de união da jantarada dessa noite, não podia ter outro efeito que não o de uma peregrinação maciça à Catedral: 13 nodoanegrinos e um valoroso extra-comunitário acederam ao convite à oração por golos. Na senda da criação aleatória de super-equipas, que volta e meia se dá em Santa Luzia, assistiu-se a uma particularmente eficaz: Nuno "O Comboio" Sousa, Pedro "O Tractor" Ribeiro, Draze "O Esmaga Tropas" Oliveira, Manel "Zanetti" e Lipinho "Raul Meireles" Suricata, foram completamente implacáveis, apenas travados por duas vezes em toda a manhã, por mero cansaço físico. Desta equipa resultaram belíssimos momentos de futebol colectivo,e golos fenomenais como remate sem ângulo e de primeiro do "Pontapé-Bidão" e um belo remate de letra de Draze em frente à baliza, depois de uma assitência que rasgou a defesa adversária de QT. Mas nem só de dream team's vive a Catedral. Aliás, pode-se dizer que a supremacia da referida equipa sofreu uma grave ameaça à chegada como sempre tardia, mas como sempre fulgurante do "Mustang" Garcez. Peúgas não fez por menos, e no seu primeiro jogo, num slalom do outro mundo fulminou as redes aversárias. Também "Chibinhas" Castro, com o seu futebol matemático, marcou um chapéu através de um semi-remate-escorpião que a todos deixou de boca aberta.
Apesar de alguns lances polémicos, que as repetições nem sempre conseguiram esclarecer, debaixo de um sol infernal, e com uma lesão do extra-comunitário que teve de abandonar mais cedo o campo a ameaçar traumatizar o restante plantel, assistiu-se a bravos momentos de futebol, a como de resto estão obrigados todos os jogadores nodoanegrinos, por força do contrato assinado com esta magnânime instituição.




Jogadores Convocados:




Pedro "O Tractor" Ribeiro"


Draze "O Esmaga-Tropas" Oliveira


Nuno "O Comboio" Sousa


Beto "O Lince" Sousa


João "All-Star" Castro


Miguel "O Mustang" Garcez


João "Magão" Macedo


Lipinho "Raul Meireles" Suricata


João "Choura" Suricata


Adriano "Luís Freitas-Lobo" Francês


Rei "Poltergeist" Ciroco (C)


Manel "Zanetti"


Hugo "Chibinhas" Castro


Nandinho "Exterminador Implacável"


+ 2 extra-comunitários



Man Of The Match: Nuno "O Comboio" Sousa"

domingo, março 04, 2012

The Perfect Storm - A Mãe de todas as vitórias!

As nuvens cerravam no céu, os nodoanegrinos aconchegavam-se, amedrontados, na palha do seu ninho. A futebolada estava marcada para as 10h. Eram 10h, e “O Totil” e “O Mustang” do seu privilegiado ponto de vigia sobre a Catedral, não avistavam vivalma. Seriam os nodoanegrinos tão insanos ao ponto de se lançar numa campanha, não uns contra os outros, mas contra a própria mãe Natureza? Noutros tempos, muitos anos antes, assim tinham feito. Curiosamente, alguns dos responsáveis por esse combate nodoanegrino contra a natureza voltaram a pisar o cimento da Catedral. Trazendo consigo a chuva que teimava em contornar o Vale do Sousa, e em fintar as previsões metereológicas. Será excessivo chamar-lhe Dr. Pedro Tiago “The Bringer Of Rain” Gama? Ele marcou presença no dia 03 de Março de 2012. Dia de aniversário da nossa ilustre cidade-natal. Ele e outros 9 bravos jogadores que se recusaram, como sempre, a virar costas ao desafio, ignorando os apelos da palha e do quentinho, entre os quais Manel “Zanetti” desaparecido das lides nodoanegristas desde tempos imemoriais, De calções e t-shirt, e abraçados por um céu medonho, cinzento escuro cor de morte, os Nódoas Negras lançaram-se em mais uma futebolada. Não começou de imediato a chover, mas o piso molhado revelou-se o maior adversário de todos os presentes. De resto, o primeiro golo do jogo (um chapéu da assinatura de Castro), resultou dum remate oportuno ante a escorragdela do guarda-redes Gama. Brincadeira que o mesmo Castro viria a repetir uma vez mais com o mesmo Gama. À medida que o jogo ia avançando a chuva caindo e o vento rosnando, a luta dos Nódoas Negras acirrou-se, e subiu de tom. Nem quando ao “Lince da Vila Gualdina” falhou o pé, numa seríssima ameaça de lesão no joelho os Nódoas Negras, “desistir” foi palavra a que se pronunciasse; Beto parou, respirou fundo, e voltou à carga. E à medida que a chuva caía, e o espectáculo do futebol ameaçava transformar-se num espectáculo de patinagem artística, eis que surge o remate de Ciroco à barra, cavalgadas do “Esmaga-Tropas” absolutamente imparável, superando de uma assentada dois e três adversários, defesas inexplicáveis de Peúgas, entre um sem número de façanhas que demonstravam à Mãe Natureza a fibra de que eram feitos estes bravos do Vale do Sousa. E quase até ao fim da tempestade lá estiveram os nodoanegrinos, até a verem, metamorfosear-se em acalmia. E mais tarde em bonança. Mais do que surreal espectáculo de futebol, a manhã de 3 de Março de 2012 foi um verdadeiro hino à pureza de quem corre, joga, finta e remata com o coração. E ficou dada a prova de que não há idade para se sair do Nódoas Negras, porque em campo voltamos todos a ser putos.




Convocados:

Pedro "O Tractor" Ribeiro

Miguel "O Esmaga-Tropas" Oliveira

Beto "O Lince" Sousa

João "All-Star" Castro

Rei "Poltergeist" Ciroco (C)

Lipinho "Suricata" Teixeira

Simão "O Marca Negra" Garcez

Miguel "O Mustang" Garcez

Pedro Tiago "The Bringer Of Rain" Gama

Manel "Zanetti"



Man Of The Match: Rei "Poltergeist" Ciroco (C)



A mãe de todas as vitórias, a vitória contra a natureza, foi sobejamente festejada na noite do mesmo dia no 1.º Banquete do Mundo Nodoanegrino. Solenemente iniciado pelo brinde do Presidente Pedro “Drackap” Pacheco, coroado pela promoção do Rei “Poltergeist” Ciroco a capitão debaixo de uma ovação sem precedentes (Draze em lágrimas não se cansava de repetir “Ciroco és o meu herói” e “Ciroco és o meu ídolo”) e apimentado por um sensual strip-tease das funcionárias do restaurante. Porém, a sessão erótica não passou dos suspensórios da sensualíssima funcionária porque o “Iceman” estava a poupar trocos para comprar água à temperatura ambiente. O espírito efusivo do banquete foi transposto para as ruas de Penafiel, onde em braços Ciroco foi aclamado pela cidade inteira. E assim se faz nascer um mito.