sexta-feira, janeiro 18, 2013

Melhores Vídeos de 2005

Alguns dos melhores momentos nodoanegrinos registados em vídeo pelos próprios nodoanegrinos no longínquo ano de 2005.


13/03/2005


23/06/2005




quarta-feira, janeiro 16, 2013

KEBABS DE OURO 2012 - OS VENCEDORES!

Após intensas e disputas votações, eis os eleitos, os premiados com os Kebabs de Ouro 2012. Escolhidos, porque para se ser vencedor basta ser-se nodoanegrino. E o fair-play e garra que justificam a atribuição dos prémios são a consequência lógica de quem tem no amor ao jogo a sua prioridade.

KEBABS DE OURO 2012

Melhor Jogador Nodoanegrino de 2012:

1.º - Beto "O Lince" Sousa" - 6 votos
2.º - QT "O Tractor" Ribeiro - 4 votos
3.º - João "Choura" Teixeira, Hugo "O Rei Sol" Marecos, Miguel "O Esmaga-Tropas" Oliveira - 2 votos
4.º - Nuno "Pontapé-Bidão" Sousa, Hugo "O Ciclista" Babo - 1 voto

O Kebab da confirmção do "Lince" da Vila Gualdina! Após uma fulgurante estreia em 2011, Beto Sousa meteu o pé no acelerador em 2012, deixando a concorrência a comer o pó das suas chuteiras. A verdade é que o Bidão Jr. agrega à sua volta uma série de características que fizeram dele um jogador de referência no ano que passou: além do drible assassino, do oportunismo na área, a velocidade com que lança o contra-ataque e que o fazem parecer omnipresente. Porém, são também dignas de nota as inúmeras futeboladas em que marcou presença, tanto na Catedral de Santa Luzia, como na Arena Ciroco, e no Centro de Treinos Joaquim de Araújo demonstativo de uma total identificação com a causa nodoanegrina, digna de referência para alguém com tão pouco tempo na casa. Um merecido troféu para um fantástico jogador! Para trás, ficaram os vencedores dos Kebabs de Ouro 2011 ("O Esmaga Tropas" Oliveira, "Rei Sol" Marecos e o "Dr. Kebab" Ribeiro), talvez fruto da pressão de manter o título, mas que ainda assim assinaram excelentes exibições, regulares, decisivas e mágicas, ou não fossem feitos do material de que são feitos os mitos. Nota ainda para "David Luiz" Choura, cujo amadurecimento em tempo record o colocou no pódio dos prémios mais almejados pela comunidade nodoanegrina; para o "Pontapé Bidão" que marcando golos de todas as formas e feitios, tem o condão de já ser veterano nestas andanças, e para o "Ciclista" Babo que este revelou uma polivalência notável, para além dos já sobejamente conhecidos dotes atacantes.

Prémio Comeback de 2012:

1.º - Kinhe "O Russo" Santos - 7 votos
2.º - Jorge "O Marquês" Ferreira - 5 votos
3.º - Hugo "O Ciclista" Babo - 3 votos
4.º - Pedro Tiago "The Bringer Of Rain" Gama; Rui "O Pianista" Neves - 1 voto

2012 foi um ano rico em comebacks do outro mundo, ou não fosse um ano em que as futeboladas aconteceram a um ritmo assombroso. Claramante os dois que mais se destacaram foram Kinhe, com a sua capacidade box-to-box e visão de jogo primorosa, e Jorminator, com a sua imperial ominpresença em campo, decisiva na quase totalidade dos jogos que disputou. Ambos os jogadores encontravam-se afastados havia largos períodos de tempo das lides nodoanegrinas não hesitaram em tornar à casa que conhecem tão bem, dando-lhe alegrias e dando o seu contributo para que o Prémio Comeback seja uma parte desejada e querida por todo o mundo nodoanegrino. De destacar ainda, o abandono à palha no ninho do "Ciclista" Babo, do "Pianista" Neves, cuja agenda profissional o impediu de jogar com maior regularidade, e de Shentog, que no seu comeback acabou com a seca no Vale do Sousa.

Prémio Revelação 2012:

1.º - Ricardo "Gipsy King" Leitão - 6 votos
2.º - Nandinho "O Imperador" - 5 votos
3.º -  João "Choura" Teixeira - 3 votos
4.º - João "All-Sapo" Castro, Hugo "Mente Brilhante" Chibinhas - 1 voto

Vindo directamente da Vandoma para o coração dos nodoanegrinos, "Tone Bicla" Leitão revelou-se o novo matador na Catedral, apesar da sua aparência frágil, o que só demonstra que os ciganos nem sempre são o que parecem. Porém, que dizer da revelação que foi Nandinho "O Imperador", lançado directamente das escolinhas para o mundo viril dos Nódoas Negras, sem nunca baixar a cabeça ou procurar o golo? Soberbo! O ano de 2012 foi profícuo em revelações de todas as faixas etárias, das quais não poderiam faltar o explodir de uma capacidade defensiva sem precendente de "David Luiz" Choura, o voluntarismo e falta de palha no ninho de "All-Star" Castro, e o engenho aguçado todo-o-terreno de "John Nash" Chibinhas.

Prémio Palha no Ninho 2012:

1.º - Renato "Joelhos de Aço" Ramos - 11 votos
2.º - Hugo "O Ciclista" Babo - 2 votos
3.º - Joel "O Devorador de Kebabs" Almeida, Simão "O Marca Negra" Garcez - 1 voto

Avassalador, é o adjectivo indicado para a eleição do "Joelhos de Aço" como premiado com a Palha no Ninho de 2012. Uma única aparição em campo no ano civil que terminou (ainda que coroada de uma belíssima exibição) a que se somaram parcos sinais de vida nos restantes dias do ano. Um justo vencedor (ainda que com bastante ferrugem nos joelhos por esta altura), entre crónicos candidatos a este apetecido título!


Prémio Gabril Alves / Líder em Campo 2012:

1.º - Adriano "Iceman" Francês - 8 votos
2.º - Hugo "Mente Brilhante" Chibinhas - 6 votos
3.º - Paulo "Chuck Norris" Massaneta - 2 votos
4.º - Hugo "Rei Sol" Marecos - 1 voto

O novo prémio dos Kebabs de Ouro 2012 foi bem menos unânime do que à partida se suporia. Entre relatos de filmagens, indicações táctivas exasperadas e comentários de toda a sorte e pertinência, a rifa acabou por sair ao "Iceman", já conhecido nos meandos como o "Luís Freitas Lobo da Catedral". Na memória colectiva nodoanegrina ficou registado o episódio em que durante horas se queixou da bola vermelha que não potenciava a sua prática futebolística. Não menos merecedores, temos "Mente Brilhante" Chibinhas, cuja pertinência, nunca colocada em causa, dos seus comentários, tem o condão de entrosar a respectiva equipa; "Chuck Norris" Massaneta, a impor disciplina entre colegas com indicações tácticas dignas de um catedrático; e os relatos do "Rei Sol" Marecos que já lhe valem o epíteto de "Jorge Perestrelo de Santa Luzia".

Melhor Avançado de 2012:

1.º - Nuno "Pontapé-Bidão" Sousa - 8 votos
2.º - Beto "O Lince" Sousa - 5 votos
3.º - Hugo "O Rei Sol" Marecos - 4 votos
4.º - Miguel "O Esmaga-Tropas" Oliveira - 2 votos
5.º - Miguel "O Mustang" Garcez - 1 voto

Renhido até ao último dia de votações, o recente Kebab de Ouro de 2012 acabou por terminar numa corrida entre os dois membros do clã Sousa. Terá sido decisiva a supra influência do estratosférico pontapé-bidão a que o "Comboio" Sousa nos habituou, bem como ao seu drible de quem parece ter ligado o modo "atropelar". Porém, não caíram em saco roto o oportunismo assassino e silencioso de Beto, os dribles alienígenas de Marecos, a pujança em sprint e os petardos de fora da rua do "Esmaga-Tropas, e a eficácia fria e implacável do "Mustang" Garcez. Sem dúvida, um cinco temível, que em campo até dispensaria guarda-redes.

Melhor Médio / Playmaker de 2012:

1.º - Hugo "O Rei Sol" Marecos - 9 votos
2.º - Quim "O Russo" Santos - 8 votos
3.º - Miguel "O Mustang" Garcez - 3 votos

Mais do que dois jogadores, duas formas de distribuir e espalhar magia no jogo: eis uma das formas de ver esta disputa renhidíssima pelo melhor médio nodoanegrino de 2012. A influência do "Rei Sol" Marecos na fluência de jogo do futebol nodoanegrino já não deixa ninguém indiferente, e já é quase indispensável. Afastado uma boa parte da época devido aos compromissos profisisonais com o GVN, o Messi de Marecos entre passes humanamente impossíveis, cruzamentos venenosos, chapeladas e fífias cruéis, volta sempre à casa que lhe quer tão bem com toques de magia. De referir a esplândida forma em que "O Russo" fez o seu comeback, mostrando-se incansável na leitura de jogo mas também nas tarefas defensivas, dando quase a ideia de que tem 3 ou 4 pulmões.Uma nota positiva ainda para "O Mustang" Garcez, um autêntico panzer disfarçado de pivô.

Melhor Defesa de 2012:

1.º - Jorge "O Marquês" Ferreira - 8 votos
2.º - QT "O Tractor" Ribeiro - 7 votos
3.º - Beto "O Lince" Sousa, João "Choura" Teixeira, Carlão "O Segurança" Valdemar, Miguel "O Mustang" Garcez"; Kinhe "O Russo" Santos - 1 voto

O comeback do "Marquês" desde auspiciou um reforço sem precedentes nas lides nodoanegrinas. Sem dúvida um dos mais polivalentes do plantel às ordens de Mr. Joel Almeida, Jorminator acabou por se destacar na defesa, um sector tantas vezes deixado para segundo plano no futebol do Nódoas Negras. A inteligência posicional e a capacidade para sair a jogar eficazmente, para, não poucas vezes, tornar a recuar a fim de impedir o contra-ataque tornam-no o merecido vencedor deste Kebab de Ouro. Referência ainda para "O Tractor" Ribeiro, pela seu posicionamento jorgecostiano no eixo da defesa, para "O Lince da Vila Gualdina" para quem o sector mais recuado do campo é quase uma segunda casa, "David" Luiz" Choura cuja evolução o tornou um defesa imperial, para Carlão cujo comeback só não foi mais destacado pelas poucos minutos jogados, para o "Mustang", um verdadeiro panzer em qualquer zona do terreno e com uma cultura táctica acima da média e para Kinhe, cuja capacidade para faz-tudo até um cego consegue ver.


Melhor Guarda-Redes de 2012:

1.º - Miguel "O Mustang" Peúgas - 14 votos
2.º - Rui "O Pianista" Neves - 4 votos
3.º - Adriano "Iceman" Francês, João "Choura" Teixeira - 1 voto

Mesmo num clube com um sistema rotativo de guarda de baliza, nem sempre é fácil quem voluntariamente e sem qualquer tipo de temor assuma esta tremenda responsabilidade. "O Mustang" fez uma cavalgada selvagem para este Kebab cilindrando a concorrência nas opções para as redes nodoanegrinas, muito à custa de umas mãos cheias de defesas impossíveis ao longo do ano de 2012. Ainda assim, "O Pianista Holandês", que também assinou imensas exibições de alto nível sai prejudicado pelo seu afastamento da competição, e pelo facto de o ano civil terinar quando vinha assinando uma subida de forma. De referir o voto no "Iceman" Francês que a determinada altura do campeonato se voluntariou para frequentar a baliza tornando-se, inclusive, num especialista na defesa de bolas paradas e para "Dadvid Luiz" Choura, cerebral em todas as áreas mais recuadas do terreno de jogo.


MENÇÕES HONROSAS

Prémio Carreira 2012:

Pedro Tiago "The Bringer Of Rain" Gama

A história de Shentog miscigena-se com a própria história do Nódoas Negras: um dos fundadores do clube, um dos pensadores do seu nome, principal administrador da página das estatísticas, segundo as quais era o 3º melhor jogador e jogador com mais presenças, e actualmente um dos mais dedicados, pontuais e crónicos candidatos a Kebabs de todos os nodoanegrinos. Afastado durante alguns anos das lides nodoanegrinas, o seu comeback em 2012 não podia ter sido mais contundente: acabou com o estado de calamidade derivado a 3 meses de seca no Vale do Sousa, e trouxe consigo a chuva. O amor ao clube, às futeboladas onde quer que elas sejam contra quem quer que sejam, fintas endiabradas, e um sentido de colectivo e de fair play dignos de figurar em estátua, são uma síntese de tudo quanto o Nódoas Negras representa e como tal mantém-se um exemplo para todos os nodoanegrinos.


Prémio Man Of The Match:

1º - Miguel "O Mustang" Garcez (Man Of The Match: 25/02/2012 e 09/02/2012)
2º - Nuno "Pontapé Bidão" Sousa (Man Of The Match: 10/03/2012)
       Gil "Poltergeist" Ciroco (Man Of The Match: 03/03/2012)
       Hugo "Ciclista Pesetero" Babo" (Man Of The Match: 09/02/2012)
       Hugo "Chibinhas" Castro (Man Of The Match: 09/02/2012)
       Hugo "O Rei Sol" Marecos (Man Of The Match: 04/02/2012)
       Beto "O Lince" Sousa (Man Of The Match: 28/01/2012)

Esta menção honrosa para os vencedores das votações de prémios Man Of The Match só perde relevo pelo facto de apenas se ter realizado 8 vezes (sendo que por uma vez foi atribuída a jogar desconhecido e por essa razão é omitida da presente menção honrosa). Pensada para ser um fiel indicador para o Kebab de Ouro de 2012 de Melhor Jogador, acabou por não se justifica face à fraca adesão, o que se repercutiria em juízos errados. Ainda assim, de destacar todos os vencedores, com especial destaque para Miguel "O Mustang" Garcez, único nodoanegrino a ser considerado por duas vezes homem do jogo.

Nodoanegrice do Ano:

Banquete do Mundo Nodoanegrino

O espírito de união entre a comunidade nodoanegrina acentua-se e cresce de futebolada para futebolada. Mas nem só de bola vivem os nossos atletas. Na verdade, o convívio e as tainadas assumem um papel inestimável das construção de laços de irmandade, a par e passo com o que se vive dentro de campo. No ano de 2012, foi possível realizar 2 Banquetes do Mundo Nodoanegrino, onde se juntaram atletas, antigas glórias, dirigentes e simpatizantes para confraternizar, supostamente entregar os Kebabs de Ouro 2011, recordar mitos, assistir à consagração de novos. Ainda que o 2º Banquete do Mundo Nodoanegrino tenha ficado aquém do esperado, é já com alguma ansiedade que acomunidade nodoanegrina aguarda pela marcação do 1º Banquete de 2013, com respectiva futebolada a condizer. Espera-se que este excepcional evento, se torne um hábito e se repita por tantos anos quantos viver o Nódoas Negras FC.

domingo, janeiro 06, 2013

Best Of 2012

A escolha dos melhores momentos fotográficos de 2012 não foi nada fácil, atento o potencial fotogénico dos atletas nodoanegrinos, sobretudo num ano denso em acontecimentos futebolísticos. Eis alguns dos momentos mais marcantes das futeboladas de 2012: