O Clube

Ficha do Clube

Nome Oficial: Nódoas Negras Futebol Clube
Data da fundação (convencionada): 01/06/2004
Estádio Oficial: Estádio Municipal de Santa Luzia - A Catedral de Santa Luzia
Mascote: "Kebab", O Rátel
Lema: Nulla Palea In Nidum ("Palha no Ninho: Zero")
Patrocinador: Seara Azul
Presidente: Eng.º Drackap Pacheco
Treinador: Mr. Vepriam Almeida
Presidente da Comissão de Ética e Disciplinar: Dr. Shentog Gama
Director de Comunicação: Dr. QT Ribeiro

A História

O Nódoas Negras Futebol Clube é uma agremiação desportiva cujo data de nascimento se dilui na juventude imberbe e viril dos seus fundadores. Por motivos oficiais, convencionou-se a data de 01 de Julho de 2004 como data da fundação do Nódoas Negras FC (data essa que é celebrada como feriado municipal em algumas localidades).
A história magnificente desta instituição começou a desenhar-se uns anos antes com umas partidas informais nas manhãs de sábados ou domingos do período lectivo e quase todos os dias de manhã ou de tarde, durante o período de férias. Nessas partidas marcaram presença jogadores indelevelmente ligados à história do clube como QT, Zinhe, S-Dotic, Granadas, Vepriam, Kiloapt e uns ainda mais jovens Peúgas, Draze e Kinhe. Com o massivo recrutamento de jogadores que ocorreu entre 2003 e 2004, no verão desse ano o Nódoas Negras FC era já um facto consumado no coração de todos aqueles que nele intervinham. Destaque-se ainda, para além dos já citados Zack, Greever, Shentog, Drackap, Cr][pton, Andros, Jorminator, Massaneta, ET, Carlão, Manel, Lord Zin, Nakata entre tantos outros.
A oficialização aconteceria uns meses mais tarde, no início do ano escolar de 2004/2005, com o baptismo do clube "´NÓDOAS NEGRAS" (da autoria de Greever e Shentog) e a criação de duas plataformas de divulgação que dali em diante caminhariam de mãos dadas com a sua história e com o seu imaginário: a página das estatísticas e o blogue. A página das estatísticas foi um incentivo de competitividade sem precedente na história do clube, registando presenças, golos e assistências dos jogadores com mais de 5 presenças, desde que em campo estivessem 6 jogadores. Cada golo valia dois pontos, cada assistência um ponto: e durante cerca de um ano se resgistou a ratio de golos, de assistências, melhores marcadores e jogadores mais solidários. Por seu lado, o blogue foi um híbrido entre veículo de informação priveligiado e um dramatizador automático de episódios caricatos, transpostos para a cultura popular penafidelense.
O local escolhido como campo oficial nodoanegrino foi aquele que por motivos de centralidade agradava a mais gente: o ringue da GNR, mais conhecido por ringue dos tropas, baptizado na gíria nodoanegrina como "Ringue Arena". Um campo épico e à moda antiga, responsável por uma sombrinha agradável no Verão, combinações fantásticas com as tabelas de cimento, e momentos menos agradáveis à custa do arame farpado.
Foi no Ringue Arena que nasceram as rivalidades de estimação Fixes e Arrifana. Colectividades bem definidas, não obstante a aberta e salutar troca de jogadores entre elas, e que partilharam os mais diversos espaços desportivos públicos da grande metrópole penafidelense. Porém, seria redutor pensar que os "rivais" dos Nódoas Negras se cingiram a estes grupos, contando-se na história de embates com o Nódoas Negras toda a sorte de gentes e grupos do cosmopolita Vale do Sousa.
Como é sabido o Nódoas Negras viveu um período menos bom a partir de meados de 2006. Às estatísticas que durante muito tempo alimentaram a competividade entre atletas, foram levantadas muitas objecções o que se repercutiu numa menor frequência de jogos. Também, um torneio de futebol organizado por alguns membros nodoanegrinos revelou que a dimensão atingida pelo clube espraiava-se além da sua real capacidade captacional e de espírito de grupo. A preferência que foi dada às lides universitárias muitas vezes em prejuízo do depsorto, também teve a sua quota parte de culpa no afastamento do Nódoas Negras enquanto instituição das lides futebolísticas. Pode-se dizer que o Nódoas Negras foi vítima do próprio sucesso. O definhar e encerrar do Ringue Arena foi o último prego no caixão da época áurea nodoanegrina. Os jogadores foram mantendo acesa a chama do seu futebol em disputas ocasionais com maior ou menor regularidade, no entanto, sem qualquer ligação ao histórico do clube. Porém, há que realçar que desses encontros surgiria a semente da Segunda Vinda Nodoanegrina: a substituição em definitivo do Ringue Arena pela Catedral de Santa Luzia, o lançamento sucessivo de Draze de apelos à forma física aos seus ex-colegas de armas nodoanegrinos e o entrosamento de novos atletas no círculo de amizades nodoanegrinas.



A Segunda Vinda Nodoanegrina

A História do Nódoas Negras FC pode hoje continuar a ser contada graças à criatividade, espírito de sacrifício, e amor à camisola de alguns dos seus fundadores. Recorrendo por um lado à mística esquecida da camisola que de imediato fez renascer a nostalgia dos velhos tempos de futeboladas matinais no Ringue Arena, somou-se uma prática de marketing agressivo que apresentaram efeitos imediatos no recrutamento de jovens atletas para a cantera, e, além disto, enterradas que estavam as estatísticas, recuperou-se o blogue, mais do que para relatar os eventos sucedidos dentro de campo em registo épico, para divulgar os mitos urbanos da história nodoanegrina com a maior fidedignidade. Todos estes factores levaram a um êxodo sem precedentes para a nova casa nodoanegrina: a Catedral de Santa Luzia. O êxito foi de tal forma que se conseguiram para a mesma manhã cerca de 15 convocados, e para uma outra tarde cerca de 19 convocados. O blogue começou a bater recordes de audiência. Não só a cantera nodoanegrina assistiu à contratação de jovens de valor como Beto, Castro, Nandinho e Choura, como também se contrataram veteranos da cena amadora penafidelense com uma forte ligação emocional ao espírito nodoanegrino como o "Pianista" Neves, Bruno "Improve", "John Nash" Chibinhas, Hugo "Jésse", Marecos, Leitão e "Warsaw Massacre" Pires. Mais impressionante, e comovente foi o facto de haverem retornado às lides futebolísticas veteranos da Fundação Nodoanegrina tais como Ciroco, Jorgiminator, Rato Assassino, Zinhe, Shentog, Vepriam, e até o próprio Drackap, ainda que não ao activo desportivo, mas para o cargo mais alto da Direcção do clube: a Presidência!
Um upgrade significativo em relação às anteriores gerações nodoanegrinas prende-se com uma exaustiva documentação dos jogos realizados, tanto fotográfica como audiovisual. O que permite uma análise pormenorizada, a posteriori, das movimentações, dos lances faltosos, mas mais importante, de vibrantes momentos de futebol jogado.
Um marco na história da Segunda Vinda é a adopção do Kebab como mascote e alimento oficial nodoanegrino, a par dos, já ultrapassados, bifinhos com cogumelos e batatas fritas. Aliás, a devoção nodoanegrina aos kebabs conseguiu um patrocínio importantíssimo da Seara Azul Kebabs para época de 2012. E serviu para baptizar os prémios oficiais nodoanegrinos os "Kebabs de Ouro", aguardados com ansiedade por todos os nodoanegrinos.
Ainda digna de nota, foi a realização do primeiro Banquete do Mundo Nodoanegrino, com direito a entrada de todos quantos alguma vez pisaram um ringue ou um sintético ou um pavilhão envergando as cores nodoanegrinas. Espera-se que seja o início de uma bela tradição que as areias do tempo não afoguem em esquecimento, e se reproduza incessantemente durante mil anos de Nodoanegrimo.
O ano de 2014 marcou uma página muito importante na vida do clube. A começar por se tratar do ano em que o clube celebrou a sua primeira década de inexistência, associada a uma inevitável vaga de nostalgia. Porém, 2014 também marcou o aparecimento do emblema oficial do clube, projecto na gaveta havia muitos anos, e a escolha dos números de cada atleta. A futebolada do IV Mundo Nodoanegrino registou, igualmente, um regresso há muito esperado: o das estatística. Sendo impraticável apontar todos os golos e assistências de todas as futeboladas, consagrou-se o apontamento das mesmas apenas em eventos especiais nodoanegrinos, o que foi por todos saudado. A entrega dos Kebabs de Ouro de 2014 revelaram uma inovação mediante a votação secreta dos vencedores, ao invés de ser pública como até então. O que culminou numa fantástica I Gala dos Kebabs de Ouro, repleta de atletas e simpatizantes do clube, a consagrar o Nódoas Negras como referência maior do Vale do Sousa.


O Emblema


O ano de 2014 marcou uma nova era no nosso clube: a era do Estrela Negra do Vale do Sousa. Após o lançamento de um concurso interno, ganho por Leitão, o há muito prometido emblema nodoanegrino viu a luz do dia, com os contributos do próprio Leitão, e também de Rita Furtado, Shentog e Hugo Jesse.
Adoptou-se o rátel como mascote oficial do clube: reconhecido internacionalmente como o animal mais destemido do mundo, que nunca vira costas a uma luta, nem que se tratem de adversários maiores, mais poderosos ou venenosos. No brasão podemos encontrar elementos do brasão da G.N.R., em cujo saudoso ringue os Nódoas Negras começaram por se fazer à bola, fizesse sol, chuva ou manhãs. O lema da nossa casa também está consagrado, através do brocado latino "Nulla Palea In Nidum", ou seja "Palha no Ninho: Zero". Destaca-se também o ano da fundação, e a estrela que simboliza os 10 primeiros anos de vida do clube.

Os Estádios





Ringue Arena - Não há amor como o primeiro, não há outro ringue como Ringue Arena. Ponto Final. Aquele que foi o primeiro recinto desportivo oficial do Nódoas Negras FC tem a curiosidade de ter sido desde sempre ser usado como campo de treinos dos agentes da GNR de Penafiel. O que se repercutiu em pequenos incidentes como aqueles em que os nodoanegrinos, jovens e imberbes, foram corridos do seu amado estádio em virtude de os agentes da GNR terem necessidade de fazer os seus exercícios rotineiros. Se bem que, segundo reza a lenda, Draze haveria de vingar esse passado remoto com uma exibição futebolística de se tirar o chapéu.
Foi no Ringue Arena que tudo nasceu: as estatísticas, os mitos, os embates titânicos entre equipas amadoras. Foi no Ringue Arena que Ciroco apareceu possuído. Era ao Ringue Arena que pereginos Nódoas Negras se dirigiam aos sábados e domingos de manhã com fome de bola. Foi no Ringue Arena que desde feirantes a arrumadores de carros enfrentaram os Nódoas Negras em encontros casuais. Foi no arame farpado do Ringue Arena que os jogadores sangraram.
O Ringue Arena fica indelevelmente ligado à ascensão e ao declínio nodoanegrino que coincidiu com o fecho do recinto a sete chaves. Porém, o que às nossas pernas é negado, não o é ao coração.
O Ringue é nosso. Tem as nossas nódoas negras!



Fixe Style Stadium - Inicialmente utilizado pelo Fixes Futebol Clube, recebendo em virtude disso o seu nome de baptismo, o Fixe Style Stadium integrou desde cedo na mística nodoanegrina. Primeiro, devido às qualidades ímpares que apresentava nos anos que sucederam à sua inauguração. Em segundo lugar, devido à extrema afluência de que era alvo o Ringue Arena, muitas vezes surgia como a única alternativa viável. Em terceiro lugar, foi o quartel-general da Resistência Nodoanegrina contra o Golpe de Estado Fixó-Ciroquista. O Fixe Style Stadium viria ainda a ser o recinto escolhido para o Torneio de Futebol dos Nódoas Negras, e até à aquisição da Catedral, enquanto o futuro do Ringue Arena se mantinha incerto foi uma verdadeira casa para toda a comunidade nodoanegrina.


Estádio Municipal de Santa Luzia - A Catedral - Não é possível dizer com exactidão o momento a partir do qual os nodoanegrinos abdicaram em definitivo o Fixe Style Stadium (cujas condições priveligiadas depressa se esfumaram) como campo oficial e passaram para o Municipal de Santa Luzia aka A Catedral. Porém, tudo indica que deverá ter ocorrido algures entre 2008 e 2009, numa altura em que a actividade desportiva oficialdo Nódoas Negras FC, como se sabe, se encontrava suspensa. Porém, desde então, a Catedral vem assistindo ao lento e hercúleo ressuscitar nodoanegrino, sobretudo no que à Segunda Vinda diz respeito.



Arena Ciroco - O Coliseu - A Arena Ciroco tem todos os predicados para catapultar o futebol nodoanegrino para toda uma nova dimensão. Após as bem sucedidas experiências no Centro de Estágio Joaquim de Araújo, no que ao piso sintético diz respeito, as dimensões do Coliseu obrigaram os nodoanegrinos a demonstrarem o rigor táctico que vêm refinando desde a Segunda Vinda. Sem dúvida, está encontrada a lombada de mais um volume dourado na história da nossa grandiosa instituição.

Centro de Alto Rendimento Joaquim de Araújo - Muitos atletas de muito talento ou se potenciam ou se perdem. Com esta ideia em mente, os Nódoas Negras deslocam-se regularmente ao Centro de Alto Rendimento Joaquim de Araújo onde dispõe de condições ímpares para treinar o seu 6 para 6 no relvado sintético, e para partir pulsos no pavilhão indoor. O senhorio Sr. Vitorino prometeu para breve obras de requalificação de modo a ser possível fazer trabalho de ginásio sem que sejam as máquinas a ficar mais fortes.


Figuras Nodoanegrinas

Greever - Melhor jogador e melhor marcador, segundo a página oficial das estatísticas nodoanegrinas, cuja última actualização ocorreu em 18/04/2005.

Drackap - Segundo melhor jogador, e jogador com mais assistências, segundo a página oficial das estatísticas nodoanegrinas, cuja última actualização ocorreu em 18/04/2005.

Shentog - Terceiro melhor jogador e jogador com mais presenças, segundo a página oficial das estatísticas nodoanegrinas, cuja última actualização ocorreu em 18/04/2005; 1 Kebab de Ouro 2012 de Prémio Carreira; 1 Kebab de Ouro 2013 (em parceria com Draze) de Prémio És Como Um Esteio; Vencedor do Torneio do VII Mundo Nodoanegrino 11/11/2017; Vencedor do Torneio do VIII Mundo Nodoanegrino 03/03/2018; Vencedor do Torneio do IX Mundo Nodoanegrino de 01/06/2019; Vencedor do Torneio do X Mundo Nodoanegrino de 05/10/2019.

Draze - 1 Kebab de Ouro 2011 de Melhor Jogador (ex-aequo); 1 Kebab de Ouro 2013 (em parceria com Shentog) de Prémio És Como Um Esteio; 1 Kebab de Ouro 2014 de Melhor Jogador; Vencedor do Torneio do VIII Mundo Nodoanegrino 03/03/2018; Vencedor do Torneio do X Mundo Nodoanegrino de 05/10/2019.

Marecos - 1 Kebab de Ouro 2011 de Melhor Jogador (ex-aequo); 1 Kebab de Ouro 2012 de Melhor Médio / Playmaker; 2 Kebabs de Ouro de 2013 de Melhor Jogador e Prémio Gabriel Alves / Líder em Campo; 1 Kebab de Ouro 2014 de Prémio Palha no Ninho; 1 Kebab de Ouro 2015 de Prémio Palha No Ninho; Vencedor do Torneio do XII Mundo Nodoanegrino de 04/03/2023

QT - 2 Kebabs de Ouro 2011 de Melhor Jogador (ex-aequo) e Prémio Nodoanegrismo; 1 Kebab de Ouro 2014 de Melhor Defesa; 1 Kebab de Ouro 2015 de Melhor Defesa.

Zack - 1 Kebab de Ouro 2011 de Melhor Comeback; 1 Kebab de Ouro 2012 de Melhor Avançado; 1 Kebab de Ouro de 2013 de Melhor Avançado; 2 Kebabs de Ouro 2014 de Gabriel Alves / Líder Em Campo (ex-aequo) e Prémio Carreira; 1 Kebab de Ouro 2015 de Melhor Comeback.

Beto - 1 Kebab de Ouro 2011 de Prémio Revelação; 1 Kebab de Ouro 2012 de Melhor Jogador; 1 Kebab de Ouro 2014 de Melhor Avançado; 1 Kebab de Ouro de 2015 de Melhor Avançado; Vencedor do Torneio do XIII Mundo Nodoanegrino de 03/06/2023;

Babo - 1 Kebab de Ouro 2011 de Prémio Palha no Ninho; 1 Kebab de Ouro de 2013 de Prémio Palha no Ninho; 1 Kebab de Ouro 2014 de Prémio És Como Um Esteio (ex-aequo); 2 Kebabs de Ouro 2015 de Melhor Jogador e Melhor Guarda-Redes; Vencedor do Torneio do X Mundo Nodoanegrino de 05/10/2019.

Nakatta - 1 Kebab de Ouro 2011 de Prémio Carreira.

Kinhe - 1 Kebab de Ouro 2012 de Melhor Comeback; 1 Kebab de Ouro de 2015 de Prémio Carreira.

Leitão - 1 Kebab de Ouro 2012 de Prémio Revelação; Vencedor do Torneio do XII Mundo Nodoanegrino de 04/03/2023

Jorminator - 1 Kebab de Ouro 2012 de Melhor Defesa.

Peúgas - 1 Kebab de Ouro 2012 de Melhor Guarda-Redes; 1 Kebab de Ouro 2014 de Melhor Guarda-Redes; 1 Kebab de Ouro 2015 de Prémio Carreira; Vencedor do Torneio do IX Mundo Nodoanegrino de 01/06/2019; Vencedor do Torneio do XIII Mundo Nodoanegrino de 03/06/2023;

Zinhe - 1 Kebab de Ouro 2012 de Prémio Palha no Ninho; 1 Kebab de Ouro 2015 de Prémio Carreira.

Francês - 1 Kebab de Ouro 2012 de Prémio Gabriel Alves / Líder em Campo.

Juneca - 1 Kebab de Ouro de 2013 de Melhor Comeback.

Ricardo CBP - 1 Kebab de Ouro 2013 de Prémio Revelação.

Carlão - 1 Kebab de Ouro 2013 de Melhor Médio / Playmaker.

Choura - 1 Kebab de Ouro 2013 de Melhor Defesa.

Rui Pianista - 1 Kebab de Ouro 2013 de Melhor Guarda-Redes.

Lipinho - 1 Kebab de Ouro 2013 de Prémio Sancho Pança. 1 Kebab de Ouro 2014 de Prémio Sancho Pança; 1 Kebab de Ouro 2015 de Prémio Gabriel Alves / Líder Em Campo; Vencedor do Torneio do VII Mundo Nodoanegrino 11/11/2017; Vencedor do Torneio do XIII Mundo Nodoanegrino de 03/06/2023;

Kiloapt - 1 Kebab de Ouro 2013 de Prémio Carreira; Vencedor do Torneio do VIII Mundo Nodoanegrino 03/03/2018.

Spider - 1 Kebab de Ouro 2014 de Melhor Comeback; Vencedor do Torneio do XII Mundo Nodoanegrino de 04/03/2023

Tiago Rocha - 1 Kebab de Ouro 2014 de Prémio Revelação; 1 Kebab de Ouro 2015 de Prémio Brinca Na Areia; Vencedor do Torneio do IX Mundo Nodoanegrino de 01/06/2019; Vencedor do Torneio do XIII Mundo Nodoanegrino de 03/06/2023;

Pires - 1 Kebab de Ouro de 2014 de Melhor Médio / Playmaker; Vencedor do Torneio do XII Mundo Nodoanegrino de 04/03/2023

Rahzark - 1 Kebab de Ouro 2014 de Gabriel Alves / Líder Em Campo (ex-aequo).

Ciroco - 1 Kebab de Ouro 2014 (ex-aequo) de Prémio És Como Um Esteio. 1 Kebab de Ouro 2015 de Prémio És Como Um Esteio.

Flores - 1 Kebab de Ouro 2015 de Melhor Revelação.

Clemente - 1 Kebab de Ouro 2015 de Melhor Veterano.

Abílio - 1 Kebab de Ouro 2015 de Melhor Médio / Playmaker; Vencedor do Torneio do VII Mundo Nodoanegrino 11/11/2017; Vencedor do Torneio do VIII Mundo Nodoanegrino de 03/03/2018; Vencedor do Torneio do XII Mundo Nodoanegrino de 04/03/2023

Manel - 1 Kebab de Ouro 2015 de Prémio Carreira.

Matos - Vencedor do Torneio do VII Mundo Nodoanegrino 11/11/2017; Vencedor do Torneio do VIII Mundo Nodoanegrino 03/03/2018;

Chibinhas - Vencedor do Torneio do VII Mundo Nodoanegrino 11/11/2017;

David - Vencedor do Torneio do VIII Mundo Nodoanegrino 03/03/2018;

Carlos Ferreira - Vencedor do Torneio do IX Mundo Nodoanegrino de 01/06/2019.

Brochado -  Vencedor do Torneio do IX Mundo Nodoanegrino de 01/06/2019;

Carlos Fotógrafo -  Vencedor do Torneio do X Mundo Nodoanegrino de 05/10/2019;

Madox -  Vencedor do Torneio do X Mundo Nodoanegrino de 05/10/2019;

Zé Guedes - Vencedor do Torneio do XII Mundo Nodoanegrino de 04/03/2023;

João Paulo - Vencedor do Torneio do XII Mundo Nodoanegrino de 04/03/2023

António Luís - Vencedor do Torneio do XIII Mundo Nodoanegrino de 03/06/2023


Sem comentários: