quinta-feira, janeiro 16, 2014

KEBABS DE OURO 2013 - OS VENCEDORES

Eis os vencedores da 3ª (que mais parece a milésima) edição dos Kebabs de Ouro!
Mais prémios para atribuir, mais candidatos na corrida. A emoção não pára de aumentar de ano para ano e assim continuará até o Sol engolir a terra e nos deixar torresmos nodoanegrinos galácticos.
Os laureados:

KEBABS DE OURO 2013


Melhor Jogador Nodoanegrino de 2013

1.º - Hugo "O Rei Sol" Marecos - 7 votos
2.º - Miguel "O Mustang" Garcez - 4 votos
3.º - Ricardo "Golias" CBP - 3 votos
4.º - Choura "David Luiz" Teixeira - 2 votos
5.º - QT "O Tractor" Ribeiro; Miguel "O Esmaga-Tropas" Oliveira - 1 voto

Desta vez "O Rei Sol" não foi em humildades e levou o Kebab mais almejado para casa sozinho. Desde a sua entrada fulgurante em 2011, que El Mago se tornou um candidato crónico ao mais elevado galardão nodoanegrino. Na corrida a praticamente todos os Kebabs, Marecos é a referência que os colegas procuram no campo, que não querem substituir e querem ouvir nos resumos da Nódoas Negras TV; há quem o compare até a Mandela, mas mais humilde. 2013 foi um ano em cheio para o "Rei Sol", com golos do arco da velha e de dribles que fazem pagar o dinheiro das Gameboxes, se o clube tivesse alguma. Mas a dedicação à causa nodoanegrina denota-se na recruta novos jogadores seus conterrâneos (exemplo flagrante de Pincha), e no trabalho pró-activo na inclusão de novos talentos. Um Senhor Futebol!
Impossível não realçar a primeira Prata obtida pelo Peúgas Garcez, que há muito tempo trabalhava para o reconhecimento do seu trabalho incansável e capacidade para se multiplicar em campo que o amigo lhe fanou. Marecos, prepara-te para uma tesourada. Um dos mais promissores jogadores do clube desde a sua fundação, ninguém hesita em fazer-lhe uma vénia, ele que parece não saber jogar mal, seja qual for a posição. Sempre o último a baixar os braços contra as adversidades, Peúgas mostrou que vai continuar a correr para escrever o seu currículo com letras douradas.
Entrada fulminante de Ricardo CBP, que vê a sua estreia de Nódoas Negras ao peito ser bronzeada com o título de 3.º Melhor Jogador Nodoanegrino de 2013. Imponente na área, mas sobretudo um estratega nato, CBP fez o triplo em direcção ao Hall Of Fame deste nobre clube e pontuou.
Choura assegura o 4º lugar, correspondente à sua trabalhosa mas segura afirmação no clube. Com uma regularidade assombrosa, e menos acrobata na abordagem aos lances (que nem por isso o safaram menos de lesões), este portento das escolinhas já foi apontado ao Sporting, mas Bruno de Carvalho negou, visto Choura não ter nenhum nome em english ou français.
Fecham as contas os veteranos QT (que pondera dedicar-se à falcoaria) e Draze, cujas investidas na frente de ataque, golos de fora da rua e lesões aparatosas afugentaram votos, mas deram direito a molho para o Kebab.


Melhor Comeback de 2013

1.º - Sérgio "Lord_Zin" Juneca - 6 votos
2.º - Hugo "John Nash" Chibinhas - 4 votos
3.º - Gil "Poltergeist" Ciroco - 3 votos
4.º - Telmo "O Líder" Rato Assassino; Nuno "Pontapé-Bidão" Sousa - 2 votos

Qual D. Sebastião de origens sul-americanas, Lord_Zin, numa tarde chuvosa de Setembro, voltou a calçar umas sapatilhas e a dar chutos numa bola, evento que não era presenciado por nenhum mortal desde o ido ano de 2005, ano em que a Dream Team se desmoronou. Reincarnado, Juneca demonstrou a toda uma nova geração de nodoanegrinos o porquê de ter integrado a mais mítica e invicta formação que esta instituição já albergou.
Mas se o Ouro foi atribuído ao Mito, a Prata calhou à corrida, ao remate, ao inconformismo e ao cabelo do "Mente Brilhante" Chibinhas. Após um período de indefinição quanto ao seu futuro de Kebab ao peito, o Homem Mais Inteligente de Penafiel agarrou com mãos e pés as oportunidades para fulminar as redes adversárias, só perdendo o melhor comeback para uma lenda viva da instituição.
Não tão assombrosa quanto o seu primeiro comeback, o seu segundo foi digno de fazer parar a imprensa nacional. O "Poltergeist" Ciroco, cedido por empréstimo de um ano às eslovenas regressou cheio de tiques de futebol centro-europeu, menos paranormal mas mais prático a circular a bola. O bronze é o recuerdo que o clube lhe dá pelas saudades que deixou.
O Rato Assassino da Vila Gualdina regressou de malas e bagagens ao ninho nodoanegrino, trazendo a voz de comando que tantas vezes falha e opções para jogar no campo todo. Por seu lado, o Pontapé-Bidão, fruto do seu recém-assumido ecletismo desportivo, deixou-se vacilar num prémio que já ganhou em 2011, mas a mera presença do seu nome nos nomeados impõe o mesmo respeito que uma bolada rematada por si contra os guizos dum guarda-redes.


Melhor Revelação de 2013

1.º - Ricardo "Golias" CBP - 11 votos
2.º - Abílio "Billy The Kid" Silva - 5 votos
3.º - Rui Kaká;  Ricardo "Pincha" Pereira - 1 voto

É legítimo dizer que Ricardo CBP afundou a concorrência e deu mega jump por cima dos play-offs para entrar directamente na galeria de notáveis nodoanegrinos com a consagração de Revelação do ano. Mais-valia conseguida pelo primo Rato Assassino, ameaçou como central, mas cedo se desinibiu e a sua sombra passou a ocupar o ringue todo, nos desarmes, nas jogadas bonitas, nos golos. Um nodoanegrino da cabeça aos pés.
"Billy The Kid" Silva também não andou a dormir na formatura, e pese a sua contratação tardia e o seu empréstimo apressado de meio ano a emblemas da terra da Flandres, conseguiu afirmar-se como uma fantástica contratação para o plantel. Fantástico entrosamento com Chibinhas e Jorge, uma confiança cega e jogos de olhos fechados, revelaram todo um potencial atacante. Temos promessa.
Empatados no Bronze, dois rookies esforçados: Rui Kaká, que fez da casa emprestada de Santa Luzia também a sua, contribuindo com particular acutilância para a construção de jogo das suas equipas e Pincha, proveniente da Armada Marequense, que o "Rei Sol" vem introduzindo aos poucos, e cujo principal destaque é que ou os nodoanegrinos se põem finos ou o estádio muda de freguesia.


Melhor Avançado de 2013

1.º - Nuno "Pontapé-Bidão" Sousa - 5 votos
2.º - Luís "Warsaw Masacre" Pires - 4 votos
3.º - Ricardo "Gipsy King" Leitão; Beto "O Lince" Sousa - 2 votos
4.º - Hugo "O Rei Sol" Marecos - 1 voto

A César o que é de César: dentro da área manda o bidão. Nuno "O Comboio" Sousa torna-se o primeiro atleta nodoanegrino a vencer o mesmo Kebab de Ouro 2 anos seguidos. A época titubeante de Zack_Shadow não diminuiu a sua perigosidade dentro da área ou as dores de cabeça para os defesas, que fazem esgotar o stock de aspirinas das farmácias envolventes. Uma lenda!
Pires mantém o tabu sobre quem é o dono de mais de 50% do seu passe (se Nódoas Negras ou Arrifana), mas dúvidas não restem de que já conquistou um espaço singular nos nossos corações, sendo um dos mais aclamados pela massa adepta. A vistosidade dos seus ataques, os lances de perigo que cria como se fossem passos de dança, fazem tudo parecer fácil, e ao mesmo tenebroso para os guarda-redes contrários. E não foi, ao contrário do que se fez crer, o seu flirt metrossexual com Juneca a impedir que as suas bolas entrassem no buraco certo.
O bronze sai repartido entre os dois ex-Kebab Revelação, curiosamente com o mesmo número de golos: Leitão demonstra que os tempos de caloiro já se foram e aponta a outros pódios, enquanto o "Lince da Vila Gualdina, jovem veterano destas andanças, continua entre os predilectos para a frente de ataque, com o seu veneno letal que só acusa já em sede de autópsia.
Fecha a contagem o "Rei Sol" Marecos cujos golos imprevisíveis continuam a escrever a tinta dourada a história de muitos jogos.

Melhor Médio / Playmaker de 2013

1.º - Carlão "O Segurança" Valdemar - 6 votos
2.º - Simão "O Marca Negra" Garcez - 5 votos
3.º - Ricardo "Golias" CBP - 3 votos
4.º - Hugo "O Rei Sol" Marecos - 2 votos
5.º - Luís "Warsaw Massacre" Pires; Miguel "O Mustang" Garcez; Kinhe "Trolha" Santos - 1 voto

Longe vai o tempo em que lhe chamavam "Guedelhas". Hoje é um Segurança que tanta deixa passar, como faz passar, como barra a entrada, como parte a louça toda na baliza adversária. Carlão, o único jogador nodoanegrino a já ter envergado a camisola das Quinas, vence o primeiro Kebab de Ouro da carreira, à custa da sua habitual convocatória de Verão.
O "Marca Negra" Garcez não se deixou ficar a dormir e conseguiu ombrear com o gigante Valdemar até ao final das votações. Ele que não desperdiça uma única oportunidade de atazanar a defesa adversária com o seu riso de rato e bola colada ao pé com chiclete, dá a volta ao campo todo e acaba a ser o patrão da defesa se for preciso. A classe tem destas coisas.
Sem dúvida uma revelação fantástica, Ricardo CBP destacou-se pela limpeza que impôs no seu meio campo, tanto no desarme, como a descobrir o homem certo no local certo para finalizar, quando esse não era ele próprio. Uma referência para o futuro.
El Mago ficou atrás das preferências na revalidação do troféu que ganhara o ano passado, porém, quem não sabe que este grande mano se não tem linhas de passe inventa uma nem que tenha de fazer o pino, então que se dedique ao hipismo.
Empatados em 5.º lugar tivemos Pires (mestre dos rodriguinhos, empestrado pelos reclames da Nike), Peúgas (xerife de serviço, nesta cidade o seu passe é a lei), e Kinhe (pau para toda a obra, ou não fosse ele trolha na Suíça, organiza com o mesmo método que castiga guarda-redes).

Melhor Defesa de 2013

1.º - Choura "David Luiz" Teixeira - 9 votos
2.º - QT "O Tractor" Ribeiro - 4 votos
3.º - Simão "O Marca Negra" Garcez; Telmo "O Líder" Rato Assassino; Ricardo "Golias" CBP - 1 voto

Fantástico o ano e a evolução de Choura "David Luiz" Teixeira! Este Kebab de Ouro dá-se na sequência da cada mais vez mais unânime Chouródependência da defesa nodoanegrina. Fulcral no desarme dos lances de ataque, a sua velocidade faz a diferença nas dobras, e no lançamento de contra-ataques perigosíssimos. Óptima leitura de jogo e bem mais cerebral na abordagem aos lances, Choura ganhou em maturidade sem perder em intrepidez e espírito de sacrifício. É assim que se aposta na formação, Bruno de Carvalho!
QT repete a prata do ano passado neste Kebab de Ouro. Distinção bastante contestada no meio nodoanegrino, levantou suspeitas de que ela se deve a QT ser primo de dirigentes do clube.
Empatados em terceiro lugar surgem o "Marca Negra" já referenciado pela estrutura técnica para vestir o fato-macaco em prol da equipa, o que faz com a classe do costume; Rato Assassino, jogador bem mais polivalente do que aquele que regressou ao Nódoas Negras em 2012, mas cujo piéce-de-résistance continua a ser em tarefas defensivas, e por fim o menino-prodígio Ricardo CBP à altura de todos e quaisquer lances de ataque, que metia ao bolso e levava para casa, porque coisas fáceis não dão pica.


Melhor Guarda-Redes de 2013

1.º - Rui "O Pianista" Neves - 9 votos
2.º - Miguel "O Mustang" Garcez - 5 votos
3.º - Renato "Joelhos de Aço" Ramos; QT "O Tractor" Ribeiro; Ricardo "Gipsy King" Leitão - 1 voto

Quem viu os primeiros jogos do "Pianista" Neves, sabia que ele estava destinado a voos maiores. E assim foi! Após a prata do ano passado, o ano repreensível do "Holandês Voador" fê-lo cruzar os ares em direcção ao almejado Kebab dourado. A técnica mais apurada, a experiência já lhe dita quando, onde, com que condições climatéricas sair da baliza, acrobata entre os postes, e uma segurança de aço, qual corsário centro-europeu a desfazer a magia latina que se atravessa no seu caminho.
Em segundo lugar, o vencedor desta época no ano transacto, Peúgas que voltou a destacar-se como baluarte da defesa das redes das suas equipas. Com rins para as defesas apertadas, como os voos a apanhar remates ao ângulo, para a posterioridade fica uma épica defesa em que, de costas para um estouro, em frente à baliza, defendeu com o calcanhar, proeza registada em fotografia.
Ainda de destacar o regresso do "Joelhos de Aço" aos votados para o prémio de uma posição em que se destaca desde os tempos do ringue dos tropas, QT, perito em não ver a bola chegar até estar dentro das redes, e o Cigano de Oldrões cujo desempenho intergaláctico entre postes de uma única futebolada foi o suficiente para o levar aos laureados deste prémio.


Prémio Palha no Ninho 2013

1.º - Hugo "Palha No Ninho Até Que A Morte Os Separe" Babo - 10 votos
2.º - Miguel "O Mustang" Garcez - 3 votos
3.º - Hugo Jésse "Silver Surfer" Ferreira; Sérgio "Lord_Zin" Juneca - 2 votos
4.º - João "All-Sapo" Castro - 1 voto

Há expressões que valem mil prémios e há uma noção de conforto que separa Hugo "Ciclista" Babo dos demais mortais: a que o leva a ficar de cama futebolada após futebolada. O homem que chama meninos a todos os colegas que põem dúvidas quanto a jogar em Santa Luzia à chuva, mas que se recusa a jogar de manhã. Mais do que uma preferência, uma verdadeira religião. O indómito jogador paredense trabalhou arduamente no passado ano para voltar a ser laureado com o prémio que ele próprio inspirou, contabilizando pouco mais que 2 ou 3 aparições em jogos do clube. Ao nível dos melhores!
Quando dizemos que "O Mustang" Garcez é uma estrela incansável, temos de lembrar que é só depois de arrancar, o que por norma demora a acontecer. É internacionalmente reconhecido o fuso horário de Santa Luzia, segundo o qual os jogos começam em média 45 minutos depois da hora marcada. Peúgas conseguiu, durante sucessivos anos, manter-se entre o top 5 de jogadores que mais perto moram e mais demoram no via sacra para a Catedral. Mesmo quando o irmão, com o mesmo domicílio fiscal, se desloca ao mesmo recinto para o mesmo evento desportivo, os horários nunca coincidem. 
Hugo "Silver Surfer" Jesse também se destacou por perceber mais de Autocad que ponteiros de relógio, afirmando a pés juntos a sua comparência na convocatória, olvidando-se contudo que a convocatória respeita a jogos de manhã e não copos à noite. A sua presença em diversos jogos com condições climatéricas adversas pouparam-no a um lugar de pódio mais alto. 
E quanto mais se sobe, mais se cai. O entusiasta e apoetótico regresso de Juneca à competição só podia ser agraciado com uma rotunda nomeação para o Palha no Ninho 2013, visto os seus colegas descobrirem que ele ainda sabia jogar à bola, bem como comer Kebabs, pelo que qualquer outra desculpa para não aparecer perdeu validade.
De referir a presença de "All-Sapo" Castro nos eleitos, cujos atrasos, apesar das comparências, não foram esquecidos: para a próxima, decerto, não se esquecerá de lavar as remelas dos olhos.


Prémio Gabriel Alves / Líder Em Campo 2013

1.º - Hugo "O Rei Sol" Marecos - 14 votos
2.º - Telmo "O Líder" Rato Assassino - 4 votos
3.º - Gil "Poltergeist" Ciroco; Super Paulo "Chuck Norris" Massaneta; Lipinho "Hipster Meireles" Teixeira - 1 voto

Os relatos do "Rei Sol", quando empunha a câmara do clube, já correram meio mundo.Quando o jogo aborrece ao entrar no modo solteiros contra casados, se é o Messi de Marecos o locutor de serviço, aconselha-se minimizar o vídeo e deliciar-se com 3 minutos de prazer auditivo. Desde a narração à la BenficaTV, favorecendo uma única equipa, ao treino (leia-se gozo) que dá aos esforçados atletas, Marecos tem sempre a observação certa para cada momento futebolístico. Não contente, é homem para levar os relatos para dentro de campo, para as suas jogadas e as dos colegas. Até com a lábia este jogado é um prodígio.
Mas onde Marecos é media espectáculo, Telmo Pinto, "O Líder" é voz de comando. O insaciável perfeccionismo táctico , fá-lo exigir o máximo dos seus companheiros de equipa. O homem certo para reconfortar quando as coisas correm menos bem, e o animador incansável quando é necessário dar a volta ao resultado, Telmo faz por justificar a braçadeira enquanto referência num balneário, quantas vezes, sem pêlo na benta.
No 3.º lugar do pódio aparecem Gil "Poltergeist" Ciroco autor de tiradas como "apoiei bem, recebi mal, levantei a cabeça, soube esperar pela desmarcação, executei mal!" e "eu faço cruzamentos que parecem penaltis" elevam o jogo verbal nodoanegrino para um outro nível; Paulo "Chuck Norris" Massaneta insaciável no seu ímpeto didáctico aos colegas de equipa e nos feitos sobre-humanos que frequentemente consegue e explica como se faz; e Lipinho "Raul Meireles" Teixeira, cujas indicações foram preponderantes na evolução do jogo do irmão caçula, e com observações determinantes no elevado espírito anímico colectivo.


Prémio Sancho Pança 2013

1.º - Lipinho "Hipster Meireles" Teixeira - 17 votos
2.º - Gil "Poltergeist" Ciroco - 4 votos
3.º - Manel "Zanetii" Coelho - 1 voto

Ele viu, veio e venceu. O repto (ideia genial, de resto) fora lançado por Hugo "O Poupas" Castro, e a comunidade nodoanegrina não esteve com meias medidas: 2013 tinha de premiar a maior pança de um dos maiores atletas do clube. Lipinho "Suricata" Teixeira, artista de fina toada, cientista da psique adversária, encantador de fintas, e sábio da arte de bem comer e emborcar finos, rebolou o seu esférico ventre sobre a concorrência conseguindo uma rotunda vitória sobre os demais adversários.
Não fosse o nível apresentado por Lipinho "Meireles", e as saunas eslovenas, Gil "Poltergeist" Ribéry poderia ter sido um adversário mais à altura, ou diâmetro, conforme preferirem. O seu regresso à competição, quase coincidente com o seu regresso ao país revelou um Ciroco mais apto para os novos compromissos desportivos, porém, cedo os ares da terra natal revelaram que não há charme como o da velha escola, alimentado com a comida da mãe Pátria.
A finalizar o pódio está o veterano Manel "Kanji Panda" Coelho cujo toque de bola prodigioso continua imaculado com o passar dos anos e com o avolumar de cerveja nas infindáveis noites de Braga.

Prémio És Como Um Esteio 2013

1.º - Pedro Tiago "The Bringer Of Rain" Gama + Miguel "O Esmaga-Tropas" Oliveira - 13 votos
2.º - Lipinho "Hipster Meireles" Teixeira; QT "O Tractor" Ribeiro - 2 votos
3.º - Gil "Poltergeist" Ciroco; Pedro Tiago "The Bringer Of Rain" Gama; Miguel "O Esmaga-Tropas" Oliveira; Rui "O Pianista" Neves - 1 voto

Pese o nome Nódoas Negras, os seus atletas dão mais ênfase ao jogar bonito do que ao cascar feio. Mas nem sempre as coisas correm bem, tendo-se vulgarizado ao longo dos anos incidentes, lesões, faltas (de jogo e de jeito) que fizeram os progenitores dos atletas bater-lhes por cima.
Um lance, um único lance bastou, para consagrar os vencedores deste prémio recém-criado. Primeira vez que um Kebab é atribuído em parceria, porque o lance de um é indissociável do lance do outro. O mesmo lance em que um rigoroso e entroncado defesa Shentog, cobre a bola até dar com a cabeça na parede, e em que um insatisfeito e aguerrido avançado Draze lhe tenta levar a melhor, correndo até partir os pulsos de encontro à mesma parede. Último lance, da última partida, do último jogo oficial de 2013, e por sinal o que teve mais adesão e mais cobertura mediática. Tivesse qualquer um deles demonstrado menos um centímetro de garra e nada disto aconteceria. Mas garra, e desejo de vencer nunca faltaram a nenhum dos dois nos largos anos em que já jogam juntos, e como bons nodoanegrinos que são, se é até partir então parte-se tudo. Assim, escreveram mais uma página mítica do seu clube que deixou boquiaberto o mundo desportivo penafidelense.
No segundo lugar, empatados Lipinho e QT pela forma aparatosa como se lesionam, julgam estar recuperados, para uns tempos mais tarde voltarem a sair a coxear do campo. Se QT soma isso a umas valentes vergastadas nos jogadores que sabem jogar futebol e passam por ele, Lipinho, soma o facto de ser um alvo a abater pelo seu Nemesis Ciroco, juntando aos lances faltosos dramas dignos de um Neymar.
Gil "Poltergeist" Ciroco também marca presença neste ranking ou não fosse ele um jogador cujo futebol, de tão específico, é dificilmente compreendido ou acompanhado pelos colegas, que o fazem tombar com um passe, quando é apanhado desprevenido. Ou quando lesiona alguém. Também de dar destaque ao lugar conseguido pelo "Pianista" Neves, de longe o menos faltoso desta honrosa lista de atletas, mas cujas rocambolescas jogadas deram direito a figurar ao lado das lendas, porque quando não há pernas, tem de haver coração. 
Já os votos isolados em Draze e Shentog foram dados um pelo outro, visto que os votos em si próprios não contavam, conseguindo a proeza de encabeçar e encerrar os laureados com este prémio, à custa do mesmo feito. Épico é pouco.


MENÇÕES HONROSAS 2013


Prémio Carreira 2013:

Kiloapt "O Marca Negra" Garcez

A morte do King Eusébio voltou a reacender uma velha discussão no seio dos adeptos nodoanegrinos: para quando uma estátua ao Totil Simão? O adepto, ou melhor, a adepta, a lançar a questão foi o amor da vida de Kiloapt, a Fernanda. A vida do "Marca Negra" confunde-se com a da própria instituição, sendo um dos mais entusiastas a incluir as futeboladas no ringue dos tropas como alternativa às partidas de Magic no jardim da Biblioteca. Desde então a titularidade do Totil foi diversas vezes ameaçada mas nunca contestada. Nem quando se atrasava horas para ficar a jogar DOTA, ou quando a sua mítica t-shirt amarela começou a cheirar a mofo, nem quando emigrou para Lisboa, nem quando juntou os trapinhos com a mais-que-tudo. Um brinca-na-areia da velha escola que não teme ir a fintar, de bola colada ao pé, de uma ponta à outra do campo, sempre pronto a vestir o fato-macaco quando a coisa aperta, revelando-se um trinco soberbo. Um verdadeiro Lucho Gonzalez da Catedral, se ele ganhasse coragem para deixar crescer uma mosquinha. Fica o repto.

Mister Fotogenia 2013:

1.º - Draze - 6 presenças
2.º - Marecos - 5 presenças
3.º - QT, Peúgas, Beto - 4 presenças
4.º - Leitão, Pires, Rui Neves, Kinhe, Choura - 3 presenças
5.º - Zinhe, Pedro Tiago, Lipinho, Jorge, Simão, Castro, Chibinhas - 2 presenças
6.º - Massaneta, Ciroco, Babo, Carlos Fotógrafo, Zé Pedro, Abílio, Pincha, Telmo - 1 presença

A menção honrosa de Mister Fotogenia de 2013 vai directamente para o "Esmaga-Tropas" Oliveira, cuja presença se tornou habitual nas fotos do grupo da Comunidade nodoanegrina no Facebook. A tal não será alheio o seu físico invejável, como o seu sensual cabelo loiro. Draze ultrapassou a concorrência marcando presença em mais fotos mais votadas que os rivais, sendo que muitas delas registam momentos inesquecíveis de futeboladas do ano que passou. Além das inúmeras fotos de grupo, destacam-se a foto em que ao controlar um ressalto deixou o adversário a fazer, quase literalmente, figura de macaco, quando fitou o ameaçador horizonte com uma t-shirt do arqui-rival do seu homólogo madeirense. Porém, quase unânime como uma das melhores de 2013, foi a foto em que partilhou tempo de antena com o 2.º classificado Marecos, e Ribéry "Poltergeist" Ciroco, uma das mais icónicas e bad asses fotos de todo o sempre, que valeu desde logo resmas de paletes de altos contratos publicitários.


Nodoanegrices do Ano:

O Jogo Nodoanegrino e Cânticos.

Duas graves lacunas no mundo nodoanegrino foram supridas no ano que passado: a inexistência de um meio de comunicação credível que levasse as notícias do seio da comunidade a todos os seus membros e demais interessados, e a inexistência de cânticos hooligans de apoio aos atletas.
Ainda que o volume noticioso do Nódoas Negras tenha diminuído, foi possível à Direcção de "O Jogo Nodoanegrino" saber que estava a seguir o caminho certo (ou o errado) através do feedback que foi recebendo e pelo qual está grata. Em breve, novas parangonas aparecerão no blog, e no grupo do Facebook. Quanto aos cânticos, embora não estejam devidamente publicados, os mesmos já integram o cancioneiro popular e o património imaterial penafidelense, nomeadamente em noites de borracheira em discotecas.

Sem comentários: