segunda-feira, janeiro 30, 2012

Blood & Catedral - O Massacre de Santa Luzia

No passado dia 28 de Janeiro de 2012, deu lugar no sacro-santo terreno da catedral mais uma futebolada nodoanegrina, marcada por uns surpreendentes 11 jogadores do plantel, aos quais acresceram 5 jogadores da cantera, 3 dos quais repetentes do passado fim-de-semana.
Estava assim dado o mote para mais uma futeboladaa épica. Sobretudo quando na mesma equipa nodoanegrina se encontravam Hugo "O Humilde" Neves, Beto "El Mariachi" Sousa, Lipinho "Guerreiro do Minho" Suricata, João "Primo do Bidão" Castro e Simão "O Estupendo" Garcez. Equipa esta que passeou classe e eficácia ao longo de toda a manhã. Belos momentos de futebol são dignos de assinalar, como um brutal golo de Beto, na sequência de troca de bola sem a deixar cair ao chão, bem como o passe que o mesmo Beto fez a Neves, que fulminou com violência ao poste. Na restante equipa nodoanegrina ainda digno de assinalar o belo golo de cabeça ao ângulo apontado pelo "Iceman" gaulês. A outra equipa parecia de facto dedicada a lutar por nomeações para o prémio comeback de 2012. Hugo "Jésse" que veio dar confiança á baliza, Peúgas "Mustang", já recuperado da sua lesão e o "Iceman", que esteve uns furos abaixo da sua habitual eficácia, e companhia, não tiveram pernas para travar o caudal ofensivo adversário. Porém, contavam com uma lenda viva do seu lado.
Se passa a bola não passa o homem: com muita garra e coração, o fantasmagórico "Poltergeist" Ciroco deixou bem claro que pela sua equipa vai aos píncaros dos limites humanos. E da violência. Deixando uma indelével marca sanguinária na Catedral. A vítima, foi um pobre "Suricata" que decerto, amaldiçoou a hora em que nasceu, e aquela em que terá olhado com cobiça para a baliza adversária, o que motivou a retaliação implacável do "Poltergeist". Lipinho "Suricata" é assim o primeiro cliente de 2012 do departamento clínico do Nódoas Negras, ainda sem data previsível de regresso à competição, da qual ficará afastado até recuperar da fractura exposta.
Foi assim debaixo de um ambiente pesado, ainda que eléctrico pelo ambiente competitivo que se viveu, que os jogadores abandonaram a Catedral. As premissas estão lá, o jogo flui, mas é unânime que falta ao colectivo nodoanegrino um acompanhamento táctico mais eficiente, no qual Mr. Joel Almeida terá sempre uma palavra a dizer.

Man of the Match: Beto "Bidão Jr." Sousa

quinta-feira, janeiro 26, 2012

KEBABS DE OURO 2011

Os muito aguardados resultados dos prémios dos Kebabs de Ouro de 2011, para os melhores jogadores nodoanegrinos, vêm finalmente a público. Foi um prazer ter podido contar com a participação de vários quadrantes da comunidade nodoanegrina.



KEBABS DE OURO 2011
Melhor Jogador Nodoanegrino de 2011:

1.º - Pedro "Dr. Kebab" QT, Miguel "O Esmaga-Tropas" Draze, Hugo "Marecos" Neves - 3 votos;
2.º - Beto "Bidão Jr." Sousa - 2 votos;
3.º - Nuno "Pontapé-Bidão" Sousa; Adriano "Iceman" Francês; Simão "O Marca Negra" Garcez; Miguel "Mustang" Garcez; Hugo "Ciclista Pesetero" Babo - 1 voto;

O prémio mais apetecido manifestou-se numa renhida e épica disputa de votos. Quem adivinharia, semelhante empate a 3 no 1º lugar do pódio de jogador nodoanegrino de 2011? Uma rivalidade pegada entre o porte físico e veloz do "Esmaga-Tropas", a magia de "Marecos" e a garra do "Dr. Kebab". O 1.º lugar acabou por se dividir entre 3 atletas, que nas suas principais características resumiram em 2011 o que o atleta/dirigente/técnico/adepto nodoanegrino mais ama: espectáculo! Por isso, é um prémio digno de todos os valorosos atletas que vestiram, vestem e vestidão a camisola deste grande clube. Por isso, a esmagadora maioria daqueles que suam a camisola do clube, se encontram no pódio, pequeno demais para a nossa grandeza!


Melhor Comeback de 2011:
1.º - Nuno "Pontapé-Bidão" Sousa - 6 votos;
2.º - Gil "Poltergeist" Ciroco - 4 votos;
3.º - Mr. Joel "O Devorador de Kebabs" Almeida - 2 votos;
4.º - Simão "O Marca Negra" Garcez; Renato "Joelhos de Aço" Zinhe; Rui "O Pianista" Neves - 1 voto;

Lesões, compromissos profissionais ou mera palha no ninho podem ditar o fim da carreira de um nodoanegrino, ou pelo menos ditar um longo hiato. O "Pontapé-Bidão" tem o mérito de ter tido de ultrapassar todas essas adversidades para se re-impor terminantemente na recta final da época de 2011, o que justifica em toda a linha o prémio atribuído. Mais do que os golos que dá a marcar, os seus temíveis bombardeamentos fazem dele uma peça fulcral na locomotiva de ataque nodoanegrina, capazes de provocar cegueira aos guarda-redes mais incautos. Leva-nos mesmo a pensar "Lesão? Mas qual lesão?". Uma nota positiva para o segundo classificado, uma vez que o "Poltergeist" se encontrava fora das lides nodoanegrinas havia muitos anos, e não hesitou em retornar aos seus momentos áureos.


Melhor Revelação de 2011:

1.º - Beto "Bidão Jr." Sousa - 9 votos;
2.º - Rui "O Pianista" Neves; Hugo "Jésse" Ferreira - 2 votos;
3.º - Daniel "Situação"; Hugo "Marecos" Neves - 1 voto;

Uma resultado avassalador na eleição de Melhor Revelação de 2011: Beto "Bidão Jr." Sousa, é já uma figura de destaque no universo nodoanegrino, impondo respeito e segurança na formação principal nodoanegrina, ele que vinha rotulado de vedeta do futuro. 2011 foi assim o ano da afirmação e da conquista dos corações dos adeptos. Dignos de destaque e de parabéns, são os irmãos Neves, com total entrega à causa nodoanegrina que valeram diversos golos e defesas ás equipas por onde alinharam, bem como Hugo "Jésse" Ferreira cuja pesada agenda musical terá decerto impedido uma performance mais contundente.


Prémio Palha no Ninho 2011:
1.º - Hugo "Ciclista Pesetero" Babo - 6 votos;
2.º - Pedro Tiago "Shentog" Gama; Mr. Joel "O Devorador de Kebabs" Almeida - 3 votos;
3.º - João "Magão" Macedo; Paulo "Chuck Norris" Massaneta - 1 voto;

Provavelmente o segundo prémio mais apetecido pelos Nódoas Negras. Hugo Babo, partia como favorito, porém, o nosso Mr. Joel "O Devorador de Kebabs" Almeida, desde cedo anunciou que iria dar luta. Mais inesperado, mas ainda assim merecido revelou-se a intromissão de Pedro "Shentog" Gama entre os lugares cimeiros, conseguindo arrecadar 3 votos. Porém, o "Ciclista" foi contundente em provar aos restantes que têm de correr o dobro para apanhar a sua pedalada em direcção ao ninho.


Prémio Nodoanegrismo 2011:

1.º - Pedro "Dr. Kebab" QT - 11 votos;
2.º - Gil "Poltergeist" Ciroco - 2 votos;

Vitória categórica do Dr. Kebab, o Jorge Costa, o QT; do homem que obriga gente a votar em questionários de facebook, que fala horas sem fim em kebabs e Nódoas Negras, que entra em depressão qd a poucas horas do jogo verifica que só tem 9 players confirmados. Por tudo isso, nodoanegrismo é nóis e um muito obrigado.



MENÇÕES HONROSAS:

Ícone da massa adepta:

Gil "Poltergeist" Ciroco - O grito da catedral ("AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAH!"), o incentivo às tropas ("VAI!"), as quedas de esforço e as jogadas de perigo permanecerão para sempre na memória do plantel nodoanegrino, que o tem já, não obstante a sua longa ausência, como uma referência de balneário. Há já quem lhe chame o "Mariano González de Santa Luzia".


Líder em campo:

Telmo "Jésse" Pinto: Toda a gente gosta de manda; porém liderar não é para qualquer. O "Jésse" Pinto, com a sua voz de comando e apurado sentido táctico não deixa ninguém da sua equipa indiferente. As verdades, por, vezes, custam a ouvir. Mas é por haver líderes como ele que essas verdades permitem a evolução. E a vitória.


Matador de 2011:


Nuno "Pontapé-Bidão" Sousa: Quem nunca sentiu um calafrio na espinha ao ver um dos seus portentosos remates vir na sua direcção que se acuse. Com uma ratio de eficácia avassaladora este temível jogador, um dos melhores marcadores nodoanegrinos, leva os adeptos ao delírio nas bancadas, com os seus golos dos sítos mais improváveis. Batalhador nato, deixa em água a cabeça dos defesas adversários, para os quais os seus pés ambidestros constituem um mistério. De resto, que dizer, quando o seu remate constituiu a fundação de toda a mitologia nodoanegrina?

Mágico:



Miguel "O Esmaga-Tropas" Oliveira - Ainda que não reconhecido com o prémio de melhor jogador nodoanegrino de 2011, Draze revela-se uma peça fulcral da estrutura dirigente e técnica do Nódoas Negras. Ele que poucas vezes deixou uma futebolada nodoanegrina para segundo plano, revelou-se um dos astros maiores da nossa estrutura clubística, à custa de muito esforço e evolução pessoal, desde os seus tenros 12 anos, até se tornar um jogador feito. O clube deve-lhe muito.

Prémio Carreira:
Gustavo "Nakatta"
- Mais do que um jogador que não joga, Gustavo é uma instituição. Uma estátua sua junto à catedral seria uma homenagem mais do que merecida. Porém, um atleta não pode viver do brio do passado, tendo de provar jogo após jogo o seu valor. Aguarda-se o regresso de "Nakatta" à alta competição, para que a cantera possa conviver de perto com esta lenda viva.

Humildade em campo:
Hugo "Marecos" Neves - Não obstante ser dos principais responsáveis do retorno da magia às lides nodoanegrinas, "Marecos" prima sempre pela humildade, exacerbando sem segundas intenções o desempenho do colectivo. São vedetas como ele que levam a esgotar os lugares da Catedral.

Técnico do Ano:
Mr. Joel "O Devorador de Kebabs" Almeida - Omnipresente, em pensamento. Omnisciente, quando é posto ao corrente. Omnipotente, porque não é kebab que lhe resista. Se Mourinho é Deus, então "O Devorador de Kebabs" é o que de mais próximo ao Mourinho nós temos ao nosso dispor nesta grande instituição.


Dedicação:


Miguel "O Mustang" Garcez: Primar pelo silêncio, e fulminar com futebol: este parece ser o lema do "Mustang". Inquestionável a sua dedicação à causa nodoanegrina, que o levou, já na temporada de 2012 a regressar à competição ainda não totalmente recuperada de uma delicada operação cirúrgica. Ainda em 2011 conta-se uma exbição brilhante entre postes, em estado febril, e uma tarde passada na bancada a aprender e rejubilar com a exibição do seu ídolo de infância "Poltergeist" Ciroco.

Internacional de 2011:
Simão "O Marca Negra" Garcez: Alcunhado já de marroquino pelas suas extenuantes excursões no campeonato magrebino lisboeta, o "Marca Negra" não hesita na hora de fazer uma perninha no campeonato nodoanegrino ou em incursões aos kebabs. O seu sucesso fora de portas, é o sucesso do Nódoas Negras na formação de talentos de primeira água.


Guarda-Redes de 2011:

Rui "O Pianista" Neves e Zinhe "Joelhos De Aço" Ramos: Num jogo em que se joga com os pés (a menos que o anti-jogo dite o contrário), eles não hesitam na hora de jogar com as mãos. Quando os foliões da frente se escusam em vir cá atrás, eles enfrentam o perigo nos olhos sem se queixar. Uma nota de lamento para os diversos compromissos profissionais e académicos que têm impedido estes jogadores de uma época mais contundente em 2011.


Defesa de 2011:


Paulo "Chuck Norris" Massaneta: Parede de betão também seria um nickname à altura deste valoroso jogador, que embuído de um espírito de equipa, e da capacidade para feitos impossíveis, se desdobra em tentaculares exibições do outro mundo. Por ele passam os jogadores, mas a bola já ele lhes roubou, e a carrega em direcção à equipa adversária. Em 2012 espera-se dele mais assiduidade, se os compromissos com outros modalidades aquáticas nodoanegrinas o permitirem.



Fairplay 2011:


Hugo "Jésse" Ferreira : Não osbtante a palha no ninho, este artista da música recambiado para o futebol, notabilizou-se pela sua lealdade em campo, e aceitando sem complexos as indicações do seu irmão Telmo "Jésse" Pinto, e sofrendo inúmeras faltas, que à má fé teimam em inviabilizar o seu jogo, de sorriso nos lábios. Além do mais, foi com bastante fair play que aceitou os kebabs na sua vida, o que fez um nodoanegrino, de corpo, alma e bondade.



Prémio Saúde:


Adriano "Iceman" Francês: Porque a vida de um nodoanegrino é atribulada, e a sua paixão pelo esférico pode fazê-lo descuidar dalguns dos aspectos mais importantes da sua saúde, que constituem peça fulcral da sua performance desportiva, o "Iceman" teve o mérito de alertar todos os nodoanegrinos para a importância de não consumir água fresca durante os jogos, no seu estilo inconfundível, que por todos os Nódoas Negras será recordado até ao final dos tempos.

Nodoanegrice de 2011:
Mitos Nodoanegrinos e Kebabs - É engraçado pensar como a divulgação de um mito inédito e inaudito sobre treinos de remates contra bidões levaria à criação de uma verdadeira mitologia nodoanegrina, digna de figurar nas enciclopédias de todo o mundo, lado a lado, com as congéneres romana, grega e nórdica. Mitologia essa que se revelaria de um incentivo maior a restaurar a suprmacia nodoanegrina sobre o futebol amador penafidelense, restaurando uma boa velha tradição de futeboladas matutinas, e de lances épicos, e de jogadores destinados à imortalidade. Mais uma vez a vontade em ser Nódoas Negras, e a criatividade sem limite das suas gentes, revelou-se o evento mais marcante de 2011 na nossa comunidade. O pico de 311 visitas que este blog recebeu em Outubro de 2011, são bem disso exemplo. Porém, também os kebabs merecem uma menção honrosa, por se terem destacado como mais do que um mero manjar, obtendo a proeza de unir nodoanegrinos fim-de-semana após fim-de-semana em torno de uma roulote, declamando mitos, combinado futeboladas, planeando o futuro. Ao ponto de os kebabs se terem elevado à categoria de "Pitéu dos deuses da Catedral".

segunda-feira, janeiro 23, 2012

2012 a todo-o-terreno

No passado dia 21 de Janeiro de 2012 assinalou-se uma série de efmérides nodoanegrinas.
Para começar, tratou-se da primeira futebolada do ano civil de 2012, dando início à corrente época desportiva. De manhã cedo como é apanágio nodoanegrino, preterindo para segundo plano as vozes do Restelo que insistiam em jogar de tarde, pela "quentinha". Porém, devido aos direitos de transmissão televisiva recentemente negociados e adquiridos pela ValSousa TV o jogo teve de se efectuar ao sábado, em vez de domingo.
Apesar de seriamente comprometida pelo crónico surto de lesões, exames e palha no ninho que afecta o Nódoas Negras, foi possível realizar uma série de matchs de 5 contra 5, com 2 ao bota-fora. Importante assinalar o regresso de Lipinho "Suricata" á competição, depois de um período de empréstimo ao Braga, do seu irmão João "Suricata", ainda não totalmente recuperado de uma lesão no pulso, Miguel "O Mustang" Peúgas que já vinha fazendo treino condicionado na sequência de uma operação à rótula, bem como de João "Primo do Bidão" que arranjou força suficiente para renegar à palha no ninho. Digno de destaque a bravura de três jovens desconhecidos cuja entrega ao jogo nodoanegrino, e entrosamento com os restantes jogadores podem revelar-se frutuosos nu futuro próximo, se quiserem vir a integrar a cantera. O ponto mais alto do jogo vai para um remate temível de Nuno "O Comboio dos Bidões" Sousa, que ao ouvir um ipiranguesco "PONTAPÉ-BIDÃO!!!" fuzilou tudo quanto havia para fuzilar na baliza adversária, excepto as redes. Questionado o guarda-redes sobre se a bola tinha entrado, a repsosta foi "Não sei, fechei os olhos".
Resto do dia de folga para todos os nodoanegrinos, menos para os membros da equipa técnica Mr Joel Almeida, e director de comunicação Ricardo Oliveira, que, acompanhados de Rui "O Pianista" Neves acharam por bem ir renegociar o contrato de fornecimento de kebabs à Seara Azul a pé.

quarta-feira, janeiro 11, 2012

Kebab




O dönerius kebabis, mais conhecido por "kebab" é um mamífero da família dos antílopes originário das regiões montanhosas do Afeganistão, de onde se terá expandido rumo ao Sudeste Asiático, Médio Oriente e Norte de África. Os documentos mais antigos a referir-se à existência de kebabs remontam ao tempo do Império Persa do século V d. C.; por seu lado a civilização Ocidental apenas se viria a referir à existência de kebabs já no século XV d. C. Este mamífero pacífico e resistente, é conhecido pela sua hábil capacidade para escolher as folhas mais tenras, quer nas montanhas áridas do Afeganistão, como na região desértica do Norte de África, o que se reflecte na sua carne, macia por excelência. Por ser um animal, consideravelmente meigo, desde as primeiras referências históricas conhcidas à sua existência que se comenta a sua domesticação com o fim de cozinhar a tão almejada carne, que hoje se viria a tornar o sucesso comercial de renome que se sabe. Porém, o que terá caído no goto dos Persas, Babilónicos e Muçulmanos (que levariam consigo os kebabs para os quatro cantos do mundo e responsáveis pela mítica sandes de kebab, ou doner kebab, tal como a conhecemos hoje), terá sido a sua feroz lealdade para com os respectivos donos que terá convencido os aguerridos Muçulmanos medievais a levar este espécime consigo na sua senda. Hoje, o kebab em estado selvagem é uma espécie protegida em alguns pontos do globo, nomeadamente no actual Iraque, Paquistão, Egipto e Jordânia. Por outro lado, o kebab doméstico é criado em quintas em todo o globo, e a sua carne, enquanto ingrediente principal da sandes de kebab e doner kebab, é hoje considerada a mais emblemática vitória da fast food oriental.

sexta-feira, janeiro 06, 2012

Die Hard Forever - Assalto à Mansão Garcez

A marcação da última partida de bola de 2011 veio a tomar proporções biblícas, de tão difícil que se afigurou. Lesões de última hora, acidentes, ressacas, doenças, supermercados, poucas desgraças não terão acontecido. Porém nem todas as desgraças foram suficientes para impedir um bom dum 5 contra 5, no dia 30 de Dezembro do ano da graça de 2011, 15h40 da tarde, a uma temperatura próxima dos 10º graus centígrados. Como se pode constatar a derradeira epopeia não se verificou dentro de campo (uma vez que qualquer jogo nodoanegrino é épico qb), mas fora dele, mais precisamente antes da partida. Para a posterioridade fica o episódio imediatamente anterior ao início da partida: o roubo da bola. De facto, quando finalmente foram conseguidos 10 jogadores surgiu um último obstáculo: Peúgas, a recuperar duma complicada intervenção cirúrgica e fiel depositário da bola nodoanegrina, não se encontrava em casa. QT e Draze não podiam deitar abaixo todo o trabalho a que se tinham dado, nem podiam aguardar que o "Mustang" Garcez regressasse à base. Urgiu a arquitectura de um plano de assalto à moda do antigamente. Com a conivência de Peúgas, e sempre na mais alta descrição, o Draze "O Esmaga-Tropas" iludiu a apertada vigilância: Buggy, um canídeo feroz; enquanto QT varria o terreno assegurando-se de que ninguém os vigiava. Seguindo milimetricamente as indicações de Peúgas, Draze arrombando a porta sem mácula, infiltrou-se na mansão. QT divida as atenções entre a movimentação da rua e as possíveis deambulações dos moradores da casa, que tanto quanto se soube estava deserta, sempre a coberto da penumbra. Draze recuperou a bola, antes que Buggy soltasse um latido sequer. Missão cumprida, os dois nodoanegrinos desapareceram da Mansão Garcez rumo à Catedral, sem deixar um mínimo vestígio da sua passagem, para além do afecto que para sempre lhes reservará Buggy.